Início » Tecnologia » A função do celular que você deve desativar para evitar golpes e roubo de informações

A função do celular que você deve desativar para evitar golpes e roubo de informações

Lucas R.

Publicado em

Desligue o Bluetooth para evitar golpes e roubos de informações
Descubra como o Bluetooth pode ser um aliado de hackers para invadir seu celular e de empresas para direcionar publicidades.

Seu celular, aquele pequeno aparelho que está praticamente colado à sua mão, é um centro pulsante de conexões. Uma verdadeira Estação Central de dados, indo e vindo, mantendo você conectado aos seus dispositivos e ao mundo afora. Um dos principais maestros nesta orquestra de dados? O Bluetooth.

Bluetooth, essa conexão sem fio de curto alcance super prática, é um grande jogador. Permite que você curta suas músicas favoritas nos seus fones de ouvido sem fio, ou compartilhe um meme hilário com seu amigo sentado bem ao seu lado. Mas os especialistas, aqueles gurus da tecnologia que estão por dentro do assunto, estão acenando a bandeira vermelha nessa. Eles estão dizendo: “Pise no freio, pessoal!”

Vamos lá: deixar o Bluetooth ligado é como deixar a porta da frente da sua casa escancarada enquanto você está fora. Você está convidando o perigo. É um monstro devorador de bateria, drenando a energia do seu telefone como um camelo sedento. E se isso não fosse ruim o suficiente, também é um alvo quente para esses hackers sorrateiros.

Já conectou seus fones de ouvido e esqueceu de desligar o Bluetooth? Quem nunca, não? Pois é, isso é como jogar roleta russa com suas conversas privadas. A tecnologia Bluetooth mais antiga pode ser um bisbilhoteiro, permitindo que hackers ouçam suas conversas.

Depois tem o BlueSmacking – uma enxurrada de solicitações que seu dispositivo não consegue lidar, fazendo-o travar. BlueSnarfing é outro truque sujo na manga do hacker, onde ele furta seus dados do telefone, informações pessoais e quaisquer outras informações suculentas que possam ser usadas contra você. E o avô de todos eles, o BlueBorne: um vírus que se espalha como um incêndio florestal do seu dispositivo infectado para qualquer outro com o qual ele se conecta via Bluetooth.

Não quer publicidade invasiva? Hora de desligar o Bluetooth

A função do celular que você deve desativar para evitar golpes e roubo de informações

Como se não bastasse, uma matéria do New York Times de junho abriu nossos olhos para um uso surpreendente do Bluetooth. Mostrou que os empresários americanos estão transformando lojas em verdadeiros ninhos de espiões Bluetooth. E tudo o que precisam para isso é que você mantenha a conectividade do seu celular ligada enquanto estiver no estabelecimento.

O motivo? O Bluetooth é um ás na manga quando se trata de determinar a localização de um dispositivo. Enquanto o GPS consegue apontar a posição do aparelho com uma precisão de uns 5 metros, o Bluetooth, oh, ele tem uma margem de erro de meros centímetros. Agora, isso é precisão!

Agora, você deve estar se perguntando, o que eles fazem com isso? Bom, eles usam para enviar publicidade personalizada, direto para o seu bolso. Mas, segundo o jornal, a coisa pode ser ainda mais sinistra. Imagine um exército de receptores Bluetooth espalhados pela cidade. Esses dispositivos poderiam coletar dados suficientes para criar um relatório completo sobre seus hábitos.

Sim, isso mesmo. Eles poderiam saber quanto você gasta, onde você gasta e, espere por isso, até por que você gasta!

Então, qual a moral da história? Desligue esse Bluetooth quando não estiver usando. Dê um descanso à sua bateria e feche a porta para esses hackers e publicidade incômodos. Afinal, é um pequeno passo que tem um grande impacto na segurança do seu celular.

Photo of author
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.