Descoberto planeta alienígena com 3 sois a 22 anos-luz da Terra

Os astrônomos acreditam ter descoberto um planeta alienígena com três sóis no horizonte,

Os cientistas descobriram o planeta, que eles apelidaram de LTT 1445Ab, em dados coletados pela Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), da NASA. O LTT 1445Ab orbita apenas uma das três estrelas, todas anãs vermelhas, e o sistema está a cerca de 22,5 anos-luz da Terra.

“Se você estivesse no planeta, veria três sóis no céu, mas dois deles estão bem distantes e têm uma aparência pequena”, disse a coautora Jennifer Winters, astrônoma do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics. “Eles são como dois olhos vermelhos e sinistros no céu.”

A partir dos dados da TESS, os cientistas acreditam que o planeta é rochoso, cerca de um terço maior que a Terra e é no máximo 8 vezes mais massivo que a nossa casa. É quentinho na superfície – 160 graus Celsius – e o planeta circunda uma das estrelas trigêmeas a cada 5 dias.

Mas o que é particularmente especial é algo que os cientistas ainda não podem, mas poderão em breve caracterizar: sua atmosfera. Como as estrelas em questão são anãs vermelhas que estão razoavelmente próximas da Terra, e como o sistema está organizado de modo que o planeta passe entre as estrelas e a Terra, os cientistas podem realmente enxergar os gases que cercam o planeta usando telescópios na terra.

Os astrônomos ainda não podem aproveitar a oportunidade, mas é exatamente o tipo de perspectiva tentadora que o TESS foi projetada para encontrar. O instrumento, que está na metade de sua pesquisa inicial de dois anos, procura por planetas com anos curtos localizados em volta de estrelas brilhantes e próximas – os alvos perfeitos para os instrumentos posteriores espiarem as atmosferas. [Space]

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.