Descoberto estranho objeto no sistema solar que está desafiando explicações

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

A periferia do Sistema Solar está cada vez mais estranha e cada vez mais fascinante. Os astrônomos acabam de descobrir um pequeno planetóide que orbita da maneira mais peculiar possível em torno do Sol.

O objeto trans-netuniano é chamado Niku, uma palavra chinesa que significa “rebelde”. E merece o nome. A órbita de Niku tem uma inclinação de 110°, o que significa que não só é quase vertical, mas também que Niku se move no sentido oposto a todos os outros objetos principais do sistema solar.

Niku é 160.000 vezes mais fraco do que Netuno e possui menos de 200 quilômetros de diâmetro. É o segundo objeto em uma órbita tão retrógrada, depois de 2008 KV42. Estas duas descobertas podem indicar uma população de objetos em órbitas perpendiculares ao plano do Sistema Solar.

“Isso sugere que há mais coisas acontecendo no sistema solar exterior do que estamos plenamente conscientes”, disse o co-autor Matthew Holman, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, à New Scientist.

A descoberta foi feita por uma equipe internacional de pesquisadores, e possível graças ao Telescópio Panoramic Survey e Rapid Response System 1 Survey (Pan-STARRS 1) em Haleakala, Maui. O estudo ainda não foi revisto por pares e pode ser lido no repositório online ArXiv.

Descoberto estranho objeto no sistema solar que está desafiando explicações

De acordo com os astrônomos, os dados também sugerem que pode haver outro plano orbital no Sistema Solar. Ele se estenderia entre a órbita de Saturno a até 3 vezes a órbita de Netuno, e isso exigiria uma inclinação orbital superior a 60°. Alguns dos Centauros, uma classe de planetas menores no Sistema Solar exterior, poderiam fazer parte deste novo plano.

Neste momento, não está claro como Niku – ou qualquer outro objeto – alcançou uma órbita tão curiosa, que mantém a uma distância média de 5,3 bilhões de quilômetros do Sol. A equipe até mesmo está investigando se o misterioso planeta 9 poderia ter desempenhado um papel, mas parece que Niku está além de sua influência.

Novas pesquisas como o Grande Telescópio Synoptic Survey poderiam ajudar a descobrir mais objetos e ajudar a descobrir como Niku e seus irmãos chegaram onde estão. [IFLScience]

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Comentários
Carregando...