Descoberta na Turquia o túmulo de São Nicolau, o verdadeiro Papai Noel

Dentro das ruínas de uma antiga igreja no sul da Turquia, um grupo de arqueólogos relatou a descoberta surpreendente do túmulo de São Nicolau, o santo que teria inspirado a lenda da famosa figura de Natal, o Papai Noel.

Embora, de acordo com pesquisas de especialistas, já se soubesse que o corpo do santo estava enterrado em uma igreja do século IV d.C. na província turca de Antalya, os restos do homem teriam sido roubados cerca de 700 anos após sua morte, de modo que o local específico em que ele foi originalmente enterrado era um mistério total.

A Igreja de São Nicolau, localizada na cidade de Demre, foi construída em 520 d.C. sobre uma igreja mais antiga na qual o santo serviu de bispo. Conhecida então como Myra, a pequena cidade foi um popular local de peregrinação cristã após a morte e enterro de São Nicolau em 343 d.C.

No ano de 1087, os restos do santo foram roubados ilegalmente de Myra, deixando apenas algumas partes deste personagem e um sarcófago quebrado. Apesar desta profanação, a igreja de São Nicolau em Demre sobreviveu por mais de um milênio, e no final do século XX começaram as escavações arqueológicas nela.

O presidente do Conselho Regional de Preservação do Patrimônio Cultural de Antalya, Osman Eravşar, informou sobre a descoberta da localização exata do túmulo de São Nicolau na base de um afresco de Jesus. Neste relatório, o funcionário observou que as escavações atuais revelaram “o solo sobre o qual pisaram os pés de São Nicolau” da igreja original.

“Quando a laje do piso de sol colocada na década de 1970 onde estava foi retirada, uma escavação foi realizada para descobrir o que estava por baixo. O resultado foi um revestimento de piso da igreja do início do século IV. A igreja atual é mais nova. Há alguns vestígios arquitetônicos em várias partes da estrutura do período inicial, mas não havia vestígios em termos de pisos. Este é um solo emergente, talvez anterior”, relatou Osman Eravşar.

Neste local foi encontrado o local onde foi inicialmente enterrado São Nicolau. Quando os ossos do santo foram removidos no século XI, eles também afastaram alguns sarcófagos, escondendo sua localização original.

“Seu sarcófago deve ter sido colocado em um lugar especial, e é a parte com três absides cobertas com uma cúpula. Lá descobrimos o fresco que representa a cena em que Jesus segura uma Bíblia em sua mão esquerda e faz o sinal da bênção com a direita”, apontou o funcionário.

buy metformin metformin online