Ao comprar uma casa antiga, são muitas as surpresas que você pode encontrar. Você nunca sabe o que vai achar dentro de móveis antigos, abaixo do piso, enterrado no pátio ou em outros lugares da nova casa.
Shutterstock
No entanto, certamente uma das únicas coisas que sequer passam pela sua cabeça é encontrar uma cidade completamente desconhecida dentro da sua nova residência. E foi exatamente o que aconteceu com um homem em 1963, que ao derrubar uma parede da sua casa, na Turquia, acabou descobrindo uma série de túneis que formavam uma cidade subterrânea, bem no meio da Capadócia.
Shutterstock
A cidade subterrânea de Derinkuyu, como é conhecida hoje em dia, possui diversos andares, com um complexo sistema de ventilação que garantia que as pessoas vivendo lá embaixo não morressem por falta de oxigênio.
Cerca de 600 entradas permitiam que as pessoas entrassem e saíssem do sistema subterrâneo, com relatos de que até mesmo animais de estimação eram criados dentro da cidade completamente escondida.
Shutterstock
É muito difícil precisar a idade exata dos túneis, mas sabe-se que eles sofreram grandes ampliações e “reformas” entre os anos de 780-1180 d.C, pelo Império Bizantino. Dentro da cidade, as pessoas viviam consideravelmente bem, com casas bem equipadas, igrejas, cemitérios, salas comunitárias e escolas.
Shutterstock
Esses locais, bem escondidos do “mundo externo” provavelmente foram importantes para que os inocentes pudessem se esconder das guerras entre bizantinos e árabes, comuns na época. Estima-se que pelo menos 100 mil habitantes poderiam viver na cidade subterrânea, dadas as proporções dos túneis e a infraestrutura construída.
Shutterstock
Apesar de contar com aproximadamente 20 níveis distintos, apenas oito andares de túneis estão abertos para a visitação turística atualmente, mas ainda assim trata-se de uma belíssima opção de viagem para quem gosta de conhecer locais completamente diferentes dos que estamos acostumados.
Shutterstock
Derinkuyu, no entanto, não é a única cidade subterrânea da Capadócia, já que existem cerca de 36 cidades semelhantes a esta na região. No entanto, Derinkuyu é de fato a mais conhecida, principalmente por conta da sua grandeza e bom estado de conservação.
Shutterstock
O motivo pelo qual se faz tão difícil precisar a data exata do início da construção dos numerosos túneis é o fato de existirem escritos de Xenofonte, que viveu entre 430 e 354 a.C, sobre a forma como o povo daquela região vivia em casas subterrâneas.
Shutterstock
Você teria vontade de conhecer a cidade subterrânea de Derinkuyu? Deixe sua opinião nos comentários!