Pular para o conteúdo
Dentro do lugar mais silencioso do mundo, onde ninguém durou mais de 55 minutos

Dentro do lugar mais silencioso do mundo, onde ninguém durou mais de 55 minutos

A Microsoft construiu o lugar mais silencioso do mundo em 2015 em sua sede em Redmond, Washington, EUA. A câmara anecóica, que significa “livre de eco”, foi projetada para eliminar completamente todos os sons externos.

A câmara é composta por seis camadas de concreto e aço para bloquear o som de fora e é coberta com cunhas de fibra de vidro no teto, piso e paredes que absorvem 99,999% do som dentro da câmara.

Essas cunhas quebram as ondas sonoras antes que possam reverberar de volta para a sala e absorver completamente as frequências mais altas, enquanto aprisionam as frequências mais baixas mais para trás. A câmara também fica em cima de molas de amortecimento de vibração e o piso é feito de aço.

Esta câmara detém o recorde do Guinness para o lugar mais silencioso do mundo, com um nível de som 20 decibéis abaixo do que os humanos podem ouvir. No entanto, o silêncio total na sala pode levar a um zumbido nos ouvidos e pode ser debilitante para as pessoas.

Na verdade, o máximo que alguém passou continuamente na câmara foi de cerca de 55 minutos. Steve Orfield, que também tem uma câmara anecóica no Orfield Laboratories em Minnesota, disse que o corpo começa a se adaptar ao silêncio e que as pessoas podem ouvir seus próprios batimentos cardíacos, pulmões e estômagos gorgolejando.

Além disso, como não há sons externos, torna-se difícil até mesmo se movimentar na câmara, com as pessoas tendo que ficar sentadas se ficarem lá por um longo período de tempo.

A câmara anecóica serve a um propósito importante no desenvolvimento de novas tecnologias de áudio. Ela fornece um ambiente limpo para medir o desempenho de áudio de produtos como consoles Xbox e componentes do Surface. A câmara permite a mais pura forma de gravação sem interferência das paredes ou do exterior, ajudando a melhorar a qualidade de áudio destes produtos.

Em um vídeo compartilhado no canal do YouTube da Microsoft, o engenheiro principal de fatores humanos, Gopal Gopal, demonstra como a câmara funciona e como ela é usada para testar e medir várias tecnologias de áudio.

Veja o vídeo abaixo

Apesar de suas capacidades impressionantes, a câmara anecóica não é para todos. A privação sensorial causada pela falta de estímulos externos pode ser avassaladora, com algumas pessoas tendo alucinações devido à falta de sensações.