Acha que o seu rosto é só seu? Pense de novo! Você também está hospedando uma festa microscópica, e os convidados são os ácaros Demodex. Antes que você recue horrorizado, deixe-me assegurar que esses inquilinos minúsculos são inofensivos na maior parte do tempo e até mesmo úteis. Eles são como os zeladores silenciosos da sua pele, devorando células mortas e excesso de óleo. Bem legal, né?
Agora, vamos mergulhar nesse mundo miudinho. O ácaro Demodex, mal visível a olho nu, passa a maior parte da vida relaxando nos seus poros, emergindo apenas à noite para participar de um pouco de diversão noturna. Sim, eles rastejam pelo seu rosto, procurando parceiros, e depois voltam para os seus poros para depositar seus ovos. E você achava que sua rotina noturna não era agitada!
Aqui você pode ver as duas metades distintas do corpo do Demodex – em uma extremidade, as oito pernas perto da boca e na outra extremidade mais longa e mais fina, consistindo de seus órgãos gastrointestinais e genitais.
Mas não se sinta especial demais, esses ácaros não são exclusivos de nós. Eles têm se alojado nos mamíferos desde o amanhecer dos tempos. Michelle Trautwein, entomologista na California Academy of Sciences em San Francisco, diz: “Eles não estão apenas em nós; estão em todos os mamíferos. Então, eles evoluíram inicialmente em mamíferos primitivos e se especiaram à medida que os mamíferos se especiaram.”
Essa novela microscópica foi trazida à luz por James Weiss, um cientista que encontrou um cravo em sua testa. Colocando-o sob um microscópio, revelou uma comunidade agitada de ácaros Demodex.
O que fazer com os Demodex?
Agora, aqui está o verdadeiro choque: não há muito o que você possa, ou deva, fazer para se livrar desses ácaros. Eles são parte do equilíbrio da nossa pele. Como coloca Bruce Robinson, dermatologista com base em Nova York, “Há uma harmonia na pele, boas bactérias e microorganismos, e se você perturbar essa harmonia, pode criar outros problemas.”
Claro, a ideia de ácaros festejando no seu rosto pode te dar arrepios. Mas, de certa forma, o Demodex é um testemunho da beleza e complexidade da natureza. Todos nós fazemos parte desta intrincada teia de vida, desde o ácaro mais minúsculo até a árvore mais alta. Então, da próxima vez que se olhar no espelho, lembre-se, você é mais do que apenas um humano; você é um ecossistema ambulante e falante.
Ainda curioso? Confira o vídeo vinculado abaixo (opção de áudio em português). É uma jornada microscópica que você não vai querer perder. É um lembrete de que a vida, em todas as suas formas variadas, é verdadeiramente um assombro, e todos nós estamos interconectados de maneiras que nem sempre vemos ou entendemos. Então, vamos celebrar nossos companheiros demodex, os heróis não reconhecidos da nossa pele. Eles podem não ser os convidados que pedimos, mas são os convidados que temos.
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.