Curiosidades sobre Giordano Bruno que você gostaria de saber

Certamente você deve estar acompanhando na web várias notícias que atraíram a atenção dos internautas para o filósofo Giordano Bruno, que viveu durante o século 16 na Itália.

Como frade dominicano, Bruno teve uma história muito curiosa, que desafiou os preceitos da época e ficou eternamente marcado em nossa história. Conheça algumas curiosidades sobre Giordano Bruno que você gostaria de saber:

Mistérios do Mundo

Sua trajetória

Giordano Bruno nasceu na cidade de Nola (Itália), no ano de 1548. Desde os 15 anos de idade, Bruno pertenceu a Ordem dos Dominicanos, dedicando-se à teologia de Tomás de Aquino. Acontece que no decorrer de sua vida, Bruno foi modificando suas concepções religiosas, adquirindo ideias que iam contra o dogma religioso na época.

Para Giordano Bruno absolutamente tudo possui vida dentro de si, como também alma. Ele acreditava que todas as religiões deveriam se unificar para buscar compreender o ser superior que, segundo ele, estava acima de qualquer dogma.

Na concepção do filósofo, o universo, sendo infinito, era por demasiado complexo para que um determinado dogma fosse acreditado amplamente como verdade. Ele também supunha que existissem muitas Terras e vários outros messias em diferentes épocas e mundos.

Mistérios do Mundo

Bruno foi adepto da filosofia de Aristóteles, tornando-se também membro da Academia Florentina e aos 17 anos fez parte da Ordem dos Pregadores – abandonando-a posteriormente depois de não compactuar com algumas ideologias do local.

Em seus estudos ele viu a grande possibilidade de divulgar ao mundo o conceito de que a verdade deveria prevalecer, independentemente das crenças existentes e por isso abandonou inclusive seus vínculos religiosos com o Calvinismo, por considerá-lo contrário à liberdade do pensamento. Ele cruzou a Europa passando por diversos locais como Inglaterra, Suíça, Alemanha, França, entre outros. Bruno inclusive chegou a dar aulas da Universidade de Oxford e suas ideias serviram de inspiração para o movimento iluminista séculos mais tarde.

Principais obras de Giordano Bruno

Mistérios do Mundo

1582 – O Candeeiro

1583 – Sigillus sigillorum

1582 – De umbris idearum

1584 – A ceia das cinzas

1584 – Sobre a causa, princípio e uno

1584 – Acerca do infinito, do universo e dos mundos

1584 – O despacho da fera triunfante

1585 – Sobre os heroicos furores

1586 – A interpretação

1588 – Oração de Despedida

1591 – De mínimo

1591 – Da magia

1591 – De monade

1591 – De immenso et innumerabilibus

Prisão e morte

Mistérios do Mundo

Claramente que para época, Bruno não passaria impune por divulgar ideias totalmente contrárias à religião. Ele foi então preso em Veneza pelo Santo Ofício, sendo entregue ao tribunal da Santa Inquisição a pedido do papa.

Após sete anos de prisão e tortura, ele persistia no ato de não negar as suas próprias convicções. Então, sob acusação de heresia e blasfêmia ele foi queimado no dia 17 de fevereiro de 1600, no Campo dei Fiori na Itália.

Hoje em dia o filósofo é lembrado como símbolo da liberdade intelectual, servindo de inspiração para muitas mentes em sua busca pelo entendimento do universo e da ciência de suas leis.

[DW][Sua Pesquisa]

Comentários
Carregando...