9 fatos incríveis sobre os dinossauros que você não conhecia

Os dinossauros foram as incríveis e ferozes criaturas que habitaram o planeta Terra antes de nós. Essas criaturas dominavam o planeta há cerca de 208 e 144 milhões anos atrás.

Então, será que você conhece alguma coisa sobre dinossauros? Compartilhe agora o post e venha ver alguns fatos bem interessantes sobre eles!

A extinção

A teoria de extinção dos dinossauros mais aceita pela ciência é a de que um asteroide de 10 km de diâmetro atingiu a terra.

Mas, alguns estudiosos também acreditam que certos movimentos dos continentes provocaram mudanças nas correntes marítimas e no clima do planeta, assim causando uma queda na temperatura da Terra que trouxe invernos mais longos e rigorosos.

Origem do nome

A palavra “dinossauro” (que significa “lagarto terrível) foi inventada pelo professor Richard Ownen em 1842.

O número de espécies

Não se sabe precisamente o número de espécies de dinossauros que já existiram, mas até o momento já se conhece cerca de mil espécies.

Existiram dinossauros no Brasil?

Sim, os dinossauros também viveram no Brasil. Os primeiros fósseis foram encontrados em 1897 e hoje já se conhece 24 espécies que habitaram nossas terras.

Os dinossauros deixaram descendentes?

As aves devem ser descendentes diretos dos dinossauros, de acordo com cientistas.

O Pterodáctilo não é um dinossauro!

Apesar de habitar a Terra na mesma era que os dinossauros, esse réptil voador é apenas um parente próximo dos dinossauros.

O primeiro fóssil descoberto

Em 1763, na Inglaterra, o ser humano descobriu o primeiro fóssil de dinossauro com 166 milhões de anos. Mas os cientistas acharam que aquele osso era de uma perna de um humano gigante (!?).

Já em 1815, um grande pedaço de uma mandíbula foi encontrado. E somente em 1842 que a ciência raciocinou e chegou a conclusão que os dois fósseis pertenciam à mesma espécie, ou seja, um dinossauro (o fóssil pertencia a um Megalossauro).

Uma espécie de dinossauro sobreviveu à extinção

Pesquisadores canadenses acreditam que os Hadrossauros sobreviveram a extinção em massa, afirmando que a vegetação terrestre não foi completamente dizimada e que por isso essa espécie de dinossauro sobreviveu por mais de 700 mil anos depois do impacto.

O maior, o menor, o mais pesado e o mais antigo

O Seismossauro foi o maior dinossauro que já existiu, com 36,5 metros de comprimento e 51 toneladas.

Já o menor foi Microraptor, um dinossauro carnívoro que media cerca de 50 a 70 centímetros e pesava de 1 a 4 quilogramas. Ele era emplumado e semi-bípede.

O Argentinossauro foi o dinossauro mais pesado que já existiu! Essa incrível espécie, que era quadrúpede e herbívora, conseguia alcançar 100 toneladas!

E o dinossauro mais antigo é o Herrerassauro, de acordo com cientistas argentinos. Ele deve ter 230 milhões de anos.

Nossa, bem legal essas curiosidades, não acha? Deixe aí nos comentários mais fatos curiosos e legais sobre os dinossauros, pois quem sabe não acontece uma parte dois deste post.

Ah, claro, compartilhe também para todos os seus amigos fãs de Jurassic Park!

Comentários
Carregando...