Criatura misteriosa e suspeita de ‘nova espécie’ encontrada à espreita em caverna

por Lucas Rabello
0 comentário 381 visualizações

Descobertas importantes muitas vezes acontecem por acaso. Pense na penicilina, que Alexander Fleming encontrou sem querer ao voltar de férias e ver um prato de petri cheio de mofo. Algo parecido aconteceu com pesquisadores na Sérvia que buscavam caracóis Vitrea conhecidos e encontraram uma nova espécie.

Um dos cientistas, que claramente não sofre de claustrofobia, desceu em uma caverna subterrânea no Monte Devica, a 240 km de Belgrado, esperando encontrar pequenos caracóis. Em vez disso, ele viu um caracol bem maior deslizando por uma pedra úmida, conforme relatado pelo Miami Herald.

Os caracóis que procuravam são geralmente pequenos e difíceis de achar, então a surpresa foi grande ao encontrar um caracol maior. Esta nova espécie, chamada Vitrea virgo ou caracol de cristal do Monte Devica, tem mais de 5 mm de largura, enquanto os Vitrea conhecidos medem entre 2,2 a 2,6 mm ou de 1,4 a 2,1 mm por 3 a 4 mm. Eles têm conchas translúcidas e densamente enroladas, com a parte inferior quase plana.

Criatura misteriosa e suspeita de 'nova espécie' encontrada à espreita em caverna

Os resultados dessa descoberta foram publicados em um estudo em 9 de maio. O estudo descreve: ‘A nova espécie foi encontrada em uma cova natural rasa, um pequeno espaço subterrâneo entre rochas, com vários metros de profundidade em um habitat de calcário. Os animais vivos rastejavam sobre e sob pedras úmidas nas partes mais profundas da cova.’ Também menciona: ‘Eles só foram encontrados nas partes mais escuras da cova.’

Os pesquisadores visitaram 30 locais entre 2021 e 2023 para estudar a vida selvagem. Vitrea virgo foi reconhecida como uma das maiores do gênero Vitrea na Sérvia.

Criatura misteriosa e suspeita de 'nova espécie' encontrada à espreita em caverna

O nome ‘Devica’ significa ‘virgem’ em sérvio, então a espécie recebeu o nome da palavra latina correspondente, ‘virgo’. O estudo também revelou que Vitrea pygmaea, um gênero já conhecido de Vitrea, foi encontrado pela primeira vez na Sérvia. Essa espécie é comum em lugares como Turcomenistão, norte do Irã, Iraque-Curdistão, região do Cáucaso, Crimeia, Turquia e Bulgária.

Então, da próxima vez que alguém disser que grandes descobertas exigem grandes planos, lembre-se desse cientista curioso que foi procurar caracóis e encontrou uma nova espécie. Quem sabe, talvez você também esteja a um passo de sua própria grande descoberta quando encontrar algo inesperado.

Inscreva-se no canal Mistérios do Mundo no YouTube

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados