Pular para o conteúdo
Criança de 10 anos pula na piscina para salvar irmão mais novo de afogamento

Criança de 10 anos pula na piscina para salvar irmão mais novo de afogamento

Na véspera de Natal, um menino de 10 anos chamado Gabriel em Guaratinguetá, São Paulo, pulou rapidamente em uma piscina para salvar seu irmão Marcos, de 3 anos, do afogamento.

O incidente foi capturado por uma câmera de segurança e o vídeo rapidamente se tornou viral nas plataformas de mídia social, recebendo mais de 16 milhões de visualizações e mais de um milhão de curtidas no TikTok.

O vídeo mostra Gabriel mergulhando na piscina após ver Marcos sendo jogado pelo irmão gêmeo Matheus enquanto eles brincavam na piscina. Já na água, Gabriel conseguiu levar Marcos até a beira e entregá-lo a um adulto.

O raciocínio rápido e a bravura de Gabriel receberam atenção e elogios generalizados.

Segundo a Sociedade Brasileira de Resgate Aquático (Sobrasa-DataSUS), 59% das mortes de crianças de 1 a 9 anos no Brasil ocorrem em piscinas em casa.

O Brasil tem o segundo maior número de piscinas do mundo, ficando em primeiro lugar os Estados Unidos. Dados também mostram que uma criança morre afogada em casa a cada três dias no Brasil, sendo as principais vítimas entre 1 e 4 anos.

O afogamento é a segunda causa de morte nessa faixa etária, com pelo menos 45% das mortes ocorrendo no verão.

Essas estatísticas destacam a importância de supervisionar constantemente as crianças perto da água e tomar as precauções necessárias para evitar acidentes por afogamento.