Início » Notícias » Cosmonautas encontram uma bolha crescente fora da Estação Espacial Internacional

Cosmonautas encontram uma bolha crescente fora da Estação Espacial Internacional

Lucas R.

Publicado em

Cosmonautas encontram uma bolha crescente fora da Estação Espacial Internacional
Cosmonautas na ISS enfrentam vazamento misterioso no radiador e bolha de refrigerante no espaço.

Imagine flutuar acima da Terra, ancorado a uma estrutura massiva, a Estação Espacial Internacional (ISS). Agora, imagine-se tentando consertar um radiador vazando enquanto está no vasto espaço. Foi exatamente essa situação que um grupo de corajosos cosmonautas enfrentou na última quarta-feira.

No início do mês, a agência espacial russa, Roscosmos, deu o alerta sobre um vazamento que haviam detectado. Não era um vazamento qualquer. Ele vinha de um radiador reserva acoplado ao módulo Nauka, que havia sido lançado apenas em 2021. Embora, felizmente, o radiador principal ainda estivesse funcionando perfeitamente, o problema no reserva precisava de atenção. Para resolver isso, uma caminhada espacial foi rapidamente agendada. As expectativas eram altas e o palco estava preparado.

Quando os cosmonautas começaram seu trabalho, Oleg Kononenko, um dos membros da equipe, fez uma descoberta impressionante. O radiador não estava apenas vazando; ele tinha vários buracos. Ele relatou à Moscow Mission Control, descrevendo os buracos como tendo “bordas muito uniformes, como se tivessem sido perfurados”. A aleatoriedade de seu posicionamento aumentou o mistério, com buracos espalhados de uma forma que ele chamou de “caótica”.

Agora, caminhadas espaciais não são como um típico passeio no parque. Elas vêm com uma miríade de desafios, sendo o mais notável a imprevisibilidade do ambiente. Preparados para pequenos contratempos, os cosmonautas trouxeram uma simples toalha de pano. A ideia era usá-la para absorver quaisquer líquidos desgarrados. No entanto, as coisas tomaram um rumo quando Kononenko encontrou um estranha bolha de refrigerante. Essa não era uma bolha qualquer. De alguma forma, ela havia se movido para o seu cabo de segurança.

Imediatamente, a situação se intensificou. A bolha poderia contaminar equipamentos ou até mesmo os próprios cosmonautas. Instruções vieram rapidamente do controle terrestre. Kononenko precisava deixar a área imediatamente.

No meio dessa confusão, outros cosmonautas conseguiram parcialmente instalar uma pequena antena de radar do lado de fora do módulo. Eles até lançaram um nano-satélite. Mas, em uma reviravolta, o satélite não conseguiu desdobrar sua vela. O drama simplesmente não parava.

Uma vez em segurança de volta ao interior, Kononenko tomou precauções extras. Ele colocou seu cabo potencialmente contaminado em uma bolsa, garantindo que nenhum dano acontecesse à ISS ou à sua tripulação. O dia foi repleto de altos e baixos, conquistas e desafios.

https://www.youaatube.com/watch?v=aFmOnajDBE4&embeds_referring_euri=https%3A%2F%2Fwww.iflscience.com%2F&source_ve_path=MjM4NTE&feature=emb_title

E quanto ao radiador vazando? Por enquanto, ele permanece isolado de suas linhas de abastecimento. Uma futura caminhada espacial tratará de seu conserto. A grande questão na mente de todos, no entanto, é a origem daqueles buracos perfeitamente perfurados. Qual foi a causa do vazamento em primeiro lugar? Por enquanto, continua sendo um mistério, esperando ser desvendado no infinito expanse do espaço.

Photo of author
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.