Coober Pedy – veja como é a vida em uma cidade subterrânea no meio do deserto

Versão em vídeo:

Versão em texto:

Na região mais ao norte do estado da Austrália Meridional, fica a curiosa e pacata cidade de Coober Pedy. Olhando em um primeiro momento, esse pequeno povoado com cerca de 2 mil habitantes tinha tudo para ser só mais um pequeno município australiano. Mas a forma como seus moradores vivem acabou transformando essa cidade em uma atração não apenas para os australianos, mas para turistas e curiosos do mundo inteiro.

Os habitantes daqui costumam ocupar os espaços subterrâneos para construir suas casas, tentando fugir do calor escaldante do deserto australiano.

Coober Pedy

Para se ter uma ideia, a temperatura na superfície pode atingir 50 graus durante os meses mais quentes do ano. Já embaixo da terra, é possível manter um clima ameno de 25 graus na maior parte do tempo.

Talvez você esteja se perguntando por que alguém decidiria morar em uma cidade com uma temperatura assim tão extrema, bem no meio do deserto.

Coober Pedy

Mas é claro que existe um motivo para isso – Coober Pedy é conhecida como a capital mundial da produção de opala, devido às grandes minas presentes aqui.

Coober Pedy

E o povoamento dessa cidade tem tudo a ver com a exploração desse mineral precioso. Grande parte das famílias vive da mineração, ou enriqueceram no passado por conta do comércio de opalas. A chegada dos primeiros moradores foi em 1915, e de lá para cá a cidade cresceu bastante, mas para baixo.

Coober Pedy

Hoje em dia, a maioria das casas, lojas e demais estabelecimentos são subterrâneos. Até mesmo algumas igrejas foram construídas no subsolo. Normalmente, as casas e demais propriedades estão enterradas entre 2 e 6 metros de profundidade. Algumas são escavadas nas rochas, permanecendo no nível do solo, mas protegidas do sol.

Coober Pedy

Dessa forma, elas também conseguem escapar do calor extremo, que em algumas épocas é simplesmente insuportável. Uma curiosidade é que os banheiros e as cozinhas costumam ficar mais próximas do solo, para facilitar o abastecimento de água e o escoamento de esgoto. Tudo aqui foi minuciosamente planejado.

Coober Pedy

A paisagem peculiar da cidade também já serviu como cenário para alguns filmes famosos, como Mad Max e “As Aventuras de Priscila, Rainha do Deserto”.

Se você gosta de destinos pouco visitados e lembrados pelos guias de viagem, talvez essa cidade seja uma boa opção para seus próximos passeios.

buy metformin metformin online