Esses são os sintomas mais incomuns da Covid-19

Ao longo do surto do coronavírus, você provavelmente já ouviu falar dos sintomas mais comuns da Covid-19, como a tosse, febre e a dificuldade para respirar (que normalmente aparece nos casos mais graves). Como as autoridades da saúde insistem em dizer, muitos acabam passando sem qualquer sintoma pelo curso da doença, mas quando os sintomas existem, normalmente são esses.

No entanto, estudos realizados principalmente na China, onde o surto teve o seu início, mostram que outros sintomas podem ser provocados pela Covid-19. Uma pesquisa feita em Wuhan e publicada no ‘Journal of the American Medical Association‘, por exemplo, analisou 138 pacientes com a doença e concluiu que 10% apresentaram diarreia e enjoo antes da aparição dos sintomas mais comuns da enfermidade.

Outra pesquisa, encaminhada ao ‘The American Journal of Gastroenterology‘, encontrou resultados interessantes envolvendo os sintomas mais “incomuns” da doença. De acordo com os autores, foram analisados os casos de 206 pacientes, dos quais 43% tiveram apenas problemas respiratórios, 33% somaram sintomas respiratórios com gastrointestinais, e 23% tiveram apenas problemas gastrointestinais.

Shutterstock

Além da diarreia e do enjoo, muitas autoridades médicas vêm considerando a perda de olfato e do paladar como sinais de alerta para a Covid-19. De acordo com cientistas de Harvard, isso pode acontecer pois o SARS-CoV-2 aparentemente tem a capacidade de danificar células do epitélio nasal, prejudicando a forma como captamos e interpretamos os aromas. No Reino Unido, a Universidade King’s College analisou 579 com resultados positivos para o coronavírus, e constatou que 59% dos pacientes tiveram alguma perda no olfato, ainda que de forma reduzida. Já na Coreia do Sul, onde a população foi testada em massa, 3 a cada 10 pacientes apresentavam este sintoma.

A Academia Brasileira de Rinologia e a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia chegam a reconhecer a perda de olfato como um alerta da Covid-19, mas ressaltam que mais pesquisas são necessárias para traçar um paralelo entre o vírus e o sintoma.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, também são sintomas incomuns, porém possíveis, a fadiga, arrepios, além de dores musculares e na cabeça.

você pode gostar também
buy metformin metformin online