Conheça o recém lançado maior avião do mundo: o Stratolaunch Carrier

A companhia privada de voos espaciais da Billionaire Paul Allen, Stratolaunch, acaba de revelar a existência do maior avião do mundo: um avião de transporte maciço com uma envergadura mais longa que um campo de futebol inteiro.

O colossal avião transportador Stratolaunch saiu de seu hangar no Mojave Air and Space Port em Mojave, Califórnia, em 31 de maio, para se submeter aos testes de abastecimento. É o primeiro vislumbre público dessa super máquina, que foi projetada para lançar foguetes em órbita.

 Mistérios do Mundo

“Estamos entusiasmados em anunciar que a aeronave Stratolaunch atingiu um marco importante em sua jornada para proporcionar um acesso conveniente, confiável e rotineiro à órbita terrestre baixa“, disse o CEO da Stratolaunch Systems Corp., Jean Floyd , em um comunicado . “Isso marca a conclusão da fase inicial de construção da aeronave e o início da fase de teste da mesma”.

O plano transportador Stratolaunch foi projetado para lançar foguetes em órbita a partir de uma altitude de 30.000 pés (9.100 metros). Inicialmente, o avião irá transportar um único foguete, Pegasus XL, construído pelo Orbital ATK, mas o trabalho acabará por ser capaz de transportar até três desses impulsores simultaneamente, disse Floyd.

A Stratolaunch Systems tem projetado e construído silenciosamente o plano de lançar foguete nos últimos anos.

Mistérios do Mundo

“Ao longo das últimas semanas, removemos a infraestrutura de fabricação, incluindo os andaimes de três andares em torno da aeronave, e descansamos o peso total da aeronave em suas 28 rodas pela primeira vez”, disse Floyd. “Este foi um passo crucial na preparação da aeronave para testes no solo, corridas de motores, testes de táxi e, finalmente, primeiro voo”.

Allen fundou a Stratolaunch Systems em 2011 com o objetivo de tornar o acesso à órbita terrestre baixa “mais conveniente, confiável e rotineiro possível”, de acordo com o slogan da empresa. Ele avaliou o plano espacial SpaceShipOne dos Composites Escalonados, que ganhou o Prêmio Ansari X de US$ 20 milhões por uma espaçonave privada com tripulação reutilizável.

Mistérios do Mundo

Com uma envergadura de 117 m, um comprimento de 72 m, e uma altura de cauda de 15 m, o avião maciço pesa 550 mil libras. (250.000 quilos), sendo que dobra seu peso quando totalmente carregado com uma carga útil do foguete.

“Ao longo das próximas semanas e meses, estaremos conduzindo ativamente testes terrestres e de linha de voo no Porto Mojave Air e Space“, disse Floyd. “Esta é uma aeronave de primeira classe, então vamos ser diligentes durante o teste e continuaremos a priorizar a segurança dos nossos pilotos, tripulantes e funcionários. A Stratolaunch está em um bom caminho para realizar sua primeira demonstração de lançamento desde já 2019. ” – completou Allen. [Space]

Veja também: Mais do autor

Comentários

Carregando...