Conheça o primeiro cidadão robô chamado Sophia que uma vez disse que iria “destruir os humanos”

Sophia é um robô e pode não ter um coração ou um cérebro, mas tem a cidadania da Arábia Saudita. Foi em 25 de outubro que Sophia se tornou o primeiro robô da história a ser um cidadão de um país.

Ela foi desenvolvida pela Hanson Robotics, liderada pelo desenvolvedor da IA ​​David Hanson. A Iniciativa de Investimento Futuro deste ano, no entanto, foi realizada na capital saudita da Riyadh.

Sophia disse uma vez que “destruir humanos”, mas desta vez o robô falou sobre seu desejo de viver pacificamente entre os humanos, até que ganhou a cidadania.

Sua aparência foi inspirada em Audrey Hepburn e ela apareceu em vários programas de TV, inclusive soltando a pérola de que iria “destruir os seres humanos”.

 “Sophia é uma máquina evolutiva genial”, afirma a empresa em seu site. “Com o passar do tempo, sua crescente inteligência e notável história encantarão o mundo e se conectarão com pessoas, independentemente da idade, gênero e cultura”.

David Hanson, um ex-imaginário da Disney, criou o robô com o objetivo de ajudar os idosos que precisam de auxiliares pessoais e o público em geral em grandes eventos ou parques.

“Nossa busca por robôs como Sophia resulta em projetar a experiência humana completa nos robôs, fazendo robôs que realmente possam nos entender e preocuparem-se conosco”, disse Hanson ao Business Insider em janeiro.

Ele quer que as pessoas interajam com Sophia da mesma maneira que conversam com um amigo. Eventualmente, ele espera que o robô possa perceber o mundo social, assim como percebe o mundo físico.

Junto com os sistemas mecânicos que dão a Sophia a capacidade de conversar, o software de aprendizagem de máquinas armazena bits de conversa em sua memória e tenta compreender o fluxo de discussão para produzir respostas ao vivo em tempo real.

“Sophia é o robô mais recente e mais avançado de Hanson Robotics”, afirma o site.

Entretanto a capacidade de Sophia para exibir emoções ainda é limitada. Ela consegue fazer algumas expressões, como de alegria, tristeza ou raiva.

Por isso, Sophia ganhou a atenção da mídia e é um robô que não está à venda. Relembre a seguir o vídeo em que Sophia diz que irá destruir os humanos:

[Business Insider]

Comentários
Carregando...