Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

Conheça a “Lady Dai”: Uma das mais misteriosas (e preservadas) múmias do mundo

Ela teve uma vida de luxo, as melhores comidas, e até mesmo sabemos que sua última refeição foram melões. Os procedimentos de sepultamento foram glamourosos: coberta por dezenas de camadas de seda, enterrada com mais de 100 de suas roupas e os seus serventes representados em estatuetas de madeira.

“Lady Dai” (também chamada de Xin Zhui) foi descoberta em 1971 na província de Hunan, na China, quando um grupo de trabalhadores estava construindo um abrigo.

lady-dai

Os homens não sabiam que tinham encontrado a sepultura de uma mulher da nobreza, que teve o melhor durante a sua vida, ou pelo menos foi o que concluiu a autópsia que foi feita posteriormente.

(Mais de 2000 anos atrás!) Apesar de ter morrido por volta de 163 aC, o corpo da mulher registra poucos danos: os seus membros podem ser movidos, sua pele é lisa e seus órgãos internos estão completos.

Ainda tem sangue (tipo A) em seu corpo, e mantém seu cabelo e cílios.

A mulher viveu durante a dinastia Han e supostamente era a esposa do marquês de Dai. Como dissemos, a autópsia revelou sua vida de luxo: ela estava acima do peso, com pressão arterial alta, artérias obstruídas, doenças hepáticas, diabetes e doenças cardíacas.

Na verdade, de acordo com  o New York Post, esta mulher é o primeiro caso documentado de uma pessoa a morrer de problemas cardíacos. Suspeita-se que ela morreu aos 50 anos.

Um dos maiores mistérios que cercam a mulher é como tão perfeitamente seu corpo está preservado.

Os pesquisadores descobriram que a mulher foi enterrada coberta com 20 camadas de seda, imersa em um líquido ácido. Tudo foi selado em quatro caixões cobertos de 5 toneladas de carvão, além de barro por cima.

Nem água nem o ar podem entrar nesse espaço, portanto, as bactérias não podem sobreviver e o processo de decomposição é extremamente limitado.

A mulher também foi enterrada com mais de 100 peças de vestuário e serventes representados em pequenas figuras de madeira.

Comentários
Carregando...