Nada dura para sempre e o mesmo é válido inclusive para as grandes metrópoles do mundo: seja pelas guerras ou até por desastres naturais, tudo tende a desaparecer um dia.
Aliás, algumas cidades podem até mesmo afundar no oceano e a seguir você conhecerá algumas das mais belas delas, que atualmente se encontram submersas. Veja só:
7 – Alexandria, Egito

Fundada por Alexandre o Grande em 331 a.C., Alexandria já foi o porto mais importante do Egito. Essa cidade acabou sendo varrida da face da Terra, juntamente com o Palácio de Cleópatra na Ilha de Antirhodos e a antiga cidade de Rhakotis. Terremotos foram os causadores da submersão da cidade pela consequência dos maremotos, há mais de 1.200 anos.




6 – Heracleion, também conhecido como Thonis, Egito

Fundada no século VIII a.C., Heracleion abrigava o templo de Amon, que desempenhou um papel importante nos ritos associados à continuidade dinástica.
Antes da fundação de Alexandria, Heracleion era o porto mais importante do Egito.
Esta ruína em especial foi descoberta em 2000 pela Equipa IEASM (Institut Européen D’Archéologie Sous-Marine).







5 – Canopus, ao leste da moderna Alexandria

Esta cidade foi mencionada pela primeira vez no século 6 a.C. e era conhecida por seus santuários dedicados a Osiris e Serapis. Foi descoberta em 1933 pelo príncipe Toussoun.





4 – Estruturas de pedra submersas na ilha Yonaguni Jima, no Japão

Essas estruturas de pedra com um aspecto místico foram descobertas por um mergulhador local em 1986.
As ruínas possuem um castelo, cinco templos, um arco triunfal e pelo menos um grande estádio, conectados por estradas e canais de água, segundo Masaaki Kimura, geólogo marinho da Universidade de Ryukyus. Simplesmente impressionante, não é mesmo?


Veja só um vídeo interessante sobre a descoberta:
https://www.youaatube.com/watch?v=rPxAmwENaQA
3 – Cidade de Baiae, também conhecida como Campania, Itália

A cidade de Baiae ou Campania, e o Portus Julius, porto de origem da frota imperial ocidental, baía de Nápoles, na Itália, era um recurso popular para os ultra-ricos nas últimas décadas da República Romana.
A cidade era bem equipada, sendo que tinha um cassino e uma piscina gigante também. Baiae foi saqueada por invasores muçulmanos no século VIII e ficou totalmente deserta por conta de uma epidemia de malária por volta de 1500. Quase todos os edifícios estão submersos, devido à atividade vulcânica local.



2 – Cidade do Leão (Shi Cheng) do Lago Qingdao, China

Esta cidade foi inundada em 1959 para criar um lago artificial para o Projeto da Barragem do Rio Xin’an. Cerca de 290.000 pessoas foram realocadas.
Shi Cheng foi erguida durante a Dinastia Han Oriental (entre 25 e 200) e nos séculos VII e VIII, era um centro cultural, econômico e político.
Hoje e dia se encontra há 27 metros abaixo da superfície.




1 – Samabaj, a Cidade Maia Perdida no Lago Atitlán, Guetamala

Essa cidade foi encontrada por Roberto Samayoa Asmus, em 1996, no lago Atitlán. Este lago é o centro espiritual e de cura mais importante da Guatemala há mais de 2.000 anos, sendo habitado desde pelo menos 300 a.C.
Samabaj desapareceu sob a água há cerca de 1.700 anos, quando o lago subiu subitamente 20 metros. Arqueólogos acreditam que o vulcão Atitlán pode ter entrado em erupção e bloqueado as saídas no fundo do lago com lama.


O Lago Atitlán, no entanto, continuou como um centro cerimonial e ainda é um local sagrado onde a astrologia e espiritualidade maia ainda são praticadas por muitos maias, bem como por pessoas que o visitam, de todas as partes do mundo. Veja só um vídeo interessante sobre o assunto:
https://www.youaatube.com/watch?v=r5oRenLOKuw