As 13 Barbies mais polêmicas da história

Uma boneca é um dos presentes mais inocentes que uma criança pode ganhar durante a infância. No entanto, até mesmo a Barbie já esteve envolvida em uma série de discussões e polêmicas.

Confira, nesta lista, as Barbies mais “bizarras” e “questionáveis” que já foram lançadas:

1. Barbie Oreo

photopoint.com.ua

Até hoje a Mattel, fabricante das bonecas Barbie, não conseguiu explicar qual era a ideia da boneca Barbie Oreo, lançada obviamente em “homenagem” ao biscoito, mas que encarou compreensíveis críticas e questionamentos. As se tornaram ainda pior por conta do slogan que a empresa utilizou para a boneca: “Negra por fora, branca por dentro”. A frase claramente agressiva e preconceituosa não soou nada agradável ao público em geral, e a campanha acabou sendo cancelada.

2. Barbie Cadeirante

pikabu.ru

A ideia de fazer a Barbie Cadeirante foi obviamente melhor recebida pelos críticos, mas ainda assim levantou uma série de questionamentos e dividiu as opiniões. Há, no entanto, um grande número de pessoas que acredita que é importante que crianças cadeirantes sintam-se representadas em seus brinquedos, por isso as vendas foram mantidas.

3. Barbie Jackie Kennedy

uznayvse.ru

Esta boneca, feita especialmente para colecionadores, muito mais do que para crianças, foi inspirada na imagem da viúva do presidente estadunidense John F. Kennedy.

4. Barbie ‘plus-size’

mama.ua

A Mattel não deixou passar em branco a questão da obesidade entre crianças e adolescentes, mas para alguns a empresa não fez isso da melhor forma possível. A empresa recebeu várias críticas sobre uma possível tentativa de vender a ideia de que a obesidade não era um problema de saúde, ao mesmo tempo em que foi elogiada por desfazer a imagem original da boneca, extremamente magra, de forma quase humanamente impossível.

Houve polêmica, também, em relação à frase que acompanhava a embalagem das bonecas: “Não deixe que seus filhos tornem-se obesos”.

5. Barbie Zumbi

photopoint.com.ua

A Mattel deixou bem claro que o público alvo destas bonecas eram os adultos colecionadores, atendendo principalmente aos amantes de zumbis e de séries como The Walking Dead. Mesmo assim, a empresa não conseguiu escapar de algumas críticas por conta desta inovação “ousada”.

6. Barbie muçulmana

uznayvse.ru

A versão da boneca lançada em homenagem à religião islâmica causou bastante controvérsia mesmo entre os praticantes desta religião. Ao que tudo indica, misturar as duas coisas não foi a melhor ideia que a empresa poderia ter.

7. Bonecas e bonecos de imagens católicas.

www.novate.ru

Da mesma forma que as bonecas muçulmanas ofenderam parte dos praticantes do islamismo, os católicos também não aprovaram a ideia quando a Mattel lançou estas bonecas relacionadas à religião cristã. Para muitos, os bonecos foram vistos como uma ofensa à religião alheia.

8. “Barbie Forever and Tanner the Dog”.

Mattel

Esta coleção, que trazia Barbie acompanhada por um cãozinho de estimação, com quem passeava e precisava limpar sua sujeira, acabou saindo de circulação por conta de suas peças minúsculas, que representavam um grande risco para as crianças.

9. Barbie Avó

www.pinterest.com

Não foi necessariamente uma polêmica, mas a Mattel chamou bastante atenção quando decidiu homenagear as “vovós” em um novo modelo de bonecas.

10. Barbie Video Girl

Mattel

O grande problema com essas bonecas era o temor que o FBI tinha de que elas pudessem ser utilizadas para facilitar a produção de conteúdos criminosos envolvendo crianças, já que o brinquedo possuía uma câmera de verdade acoplada.

11. Barbie Amy Winehouse

uznayvse.ru

Não foi a primeira vez que a Mattel homenageou uma celebridade em suas bonecas, mas a Barbie Amy Winhouse chamou mais atenção do que as demais. Por conta dos problemas pessoais que a cantora enfrentava, muitos acreditavam que não era uma boa personalidade a ser transformada em brinquedo para crianças.

12. Barbie Unicórnio

www.trendhunter.com

Mais uma inovação que causou certa estranheza, ainda que seja bem mais lúdica que outras bonecas citadas acima. Para parte do público, no entanto, ver a própria Barbie como um unicórnio não foi algo tão simples de se “engolir”.

13. Barbie Grávida

Mattel

Não bastasse o toque de “bizarrice” que a Mattel colocou na hora de produzir estas bonecas, elas eram visivelmente pequenas proporcionalmente, o que fez com que muitas pessoas questionassem se a empresa estava de alguma forma incentivando a gravidez precoce.

você pode gostar também
1 comentário
  1. Margarete Diz

    Barbie plus size , avó,Amy Winehouse e mulçumana aprovadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.