Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

Confira essas 10 dicas exclusivas para estudar e aprenda a aprender

Muitas vezes e por mais que nos esforcemos, todo o conhecimento adquirido não é absorvido, de forma que ficamos horas parados em um mesmo assunto sem progredir com essa atitude. Pensando nisso, separamos para você 10 dicas impressionantes que te ajudarão a estudar. Veja quais são elas:

10 – Saiba que você não é incapaz

O primeiro paradigma a quebrar é o da autolimitação. As pessoas tendem a culpar inclusive o cérebro dizendo que o órgão não é eficiente, sendo que a atenção que é volátil por falta de disciplina. Tenha em mente que você pode sim e deve fazer o estudo em questão, o que será um grande passo para estudar corretamente.

9 – Organize seu meio de estudo

Mistérios do Mundo

Ninguém consegue se em concentrar em um ambiente sujo. Por isso, limpe e organize seus pertences, mantendo uma boa ventilação. Isso tudo é fundamental para o seu bem-estar.

8 – Cuidado com os estímulos

Estudar com música, dependendo de qual obviamente, não é algo eficiente a se fazer de início. Muitas pessoas conseguem se concentrar mais ao ouvirem músicas instrumentais, porém quaisquer que sejam os estímulos visuais ou auditivos podem dispersar facilmente sua atenção ou causar cansaço, pelo fato de você ter uma espécie de “concentração múltipla”. Procure reduzir os estímulos audiovisuais para se concentrar.

7 – Melhore sua estratégia

Mistérios do Mundo

A estratégia de estudo, isto é, organizar o que será feito no dia e em quanto tempo será feito, é fundamental para evitar a ansiedade ou a tortura mental de você ficar preso no tempo, pensando que terá de dar conta “de toda a matéria” no menor tempo possível.

Divida em tópicos e procure sua melhor hora do dia para poder estudar.

6 – Evite as redes sociais

Cuidado com as redes sociais caso seu estudo ou trabalho seja feito no computador. Dê uma pequena pausa de uma em uma hora para checar, porém mantenha-se no controle do tempo utilizado para estes veículos.

Mistérios do Mundo

5 – Saiba tomar notas

Temos a memória de curto, médio e longo prazo, de forma que a maneira ideal de tomar notas para que você possa rever com frequência suas anotações, é fazer uma esquematização simples, em que você mantém os pontos mais importantes.

Existem diagramas e mapas mentais que hoje em dia são utilizados e isso pode facilitar muito os seus estudos. Veja no final desta matéria um vídeo que poderá te ajudar com estas estratégias.

4 – Adquira expertise na área

Mistérios do Mundo

Precisamos vivenciar o conteúdo, já que cada um de nós temos um entendimento diferente do conteúdo. É muito importante buscar paralelos, embasamentos em que você possa fundamentar a nova informação aprendida.

3 – De olho na saúde

Com uma vida sedentária, marcada pela falta de exercícios físicos e alimentação incorreta, fica muito difícil se concentrar. Adquira hábitos mais leves, durma no horário certo, para que seu organismo funcione de uma maneira melhor.

2 – Beba bastante água

Mistérios do Mundo

Já foi comprovado que beber água melhora o desempenho do cérebro durante as atividades que exigem o uso da mente. Um estudo feito pelas Universidades de East London e Westminster comparou os estudantes que beberam água durante provas e os que não beberam, de forma que os resultados foram bem melhores, conforme o site da BBC.

1 – Repasse o aprendizado

Quando ensinamos algo que aprendemos, nossa chance de passar este mesmo conhecimento para a memória de longo prazo é muito maior, já que estamos adquirindo mais uma vivência na área. Por isso, procure sempre repassar o seu conhecimento recém adquirido, como também sanar as dúvidas de quem está recebendo o conhecimento de você.

Você verá como seguindo este passo a passo será capaz de se tornar uma pessoa muito mais inteligente e com maior capacidade de aprendizado.

Fonte: Arata Academy

Comentários
Carregando...