15 coisas obscuras e perturbadoras sobre o tesouro de Oak Island

Oak Island é uma ilha localizada nas redondezas da Nova Escócia, no Canadá, e que carrega um dos maiores mistérios do país, e talvez do mundo inteiro. Em meados de 1700, foi descoberta por Daniel McGinnis uma curiosa depressão em determinado ponto da ilha. Junto com um grupo de amigos, McGinnis começou a escavar o máximo possível, para averiguar o que poderia estar escondido na ilha. E com alguns metros escavados, o grupo foi capaz de encontrar tábuas de carvalho europeu, indicando que realmente havia algum tipo de tesouro escondido por ali.

Depois disso, diversas companhias tentaram assumir os trabalhos de escavação na ilha, e de fato fizeram descobertas interessantes, como camadas de carvão e fibras de coco. No entanto, a maioria das tentativas de escavar o local até o fim não acabaram bem, e apesar de terem conseguido chegar até profundidades consideráveis, o local nunca foi considerado totalmente explorado, e até hoje acredita-se que ainda exista um tesouro escondido nas profundezas da ilha.

Nesta lista, você vai conferir alguns fatos e curiosidades envolvendo o tesouro de Oak Island. Confira:

1. Funcionário queimado vivo.

Oak Island
Wikimedia

Entre 1850 e 1862, ocorreu o primeiro registro de morte envolvendo o tesouro de Oak Island. Trata-se de um funcionário que trabalhava em uma das empresas que tentaram desvendar o tesouro da ilha, que acabou sendo literalmente fervido até a morte depois de um acidente no aquecedor de água da empresa.

2. A segunda morte.

Oak island
Wikimedia

Em 1897 ocorreu a segunda morte registrada na ilha, quando um outro funcionário acabou se desequilibrando e caindo da escada enquanto escalava um dos poços de escavação. Infelizmente, a corda de segurança presa ao seu corpo acabou cedendo, o que acabou causando a sua morte.

3. Teoria dos piratas.

piratas
Shutterstock

Como não se sabe exatamente o que há abaixo da ilha, e sequer se existe realmente algum tesouro escondido por lá, muitas teorias já foram levantadas acerca deste tema. Um delas diz que o local pode ter sido usado por piratas como um esconderijo de tesouros. É dito, por exemplo, que Captain Kidd ou até mesmo o próprio Barba Negra pode ter escondido suas riquezas na região.

4. Teoria da “distração”.

oak island
OakIslandTreasure

Algumas pessoas também levantam a hipótese de que o poço escavado até hoje pode ter sido planejado apenas como uma distração para um tesouro verdadeiro, que supostamente pode estar enterrado em um pântano ou outra região da ilha. Neste caso, o idealizador do esconderijo pode ter pensado no poço como uma forma de manter os curiosos entretidos na parte errada da ilha, enquanto o tesouro segue seguro.

5. Poço amaldiçoado?

oak island
Pinterest

McGinnis e sua equipe não foram muito longe nas escavações, apesar de terem conseguido fazer algum progresso à época. Não se sabe, no entanto, o motivo exato pelo qual eles interromperam seus esforços. Muitas pessoas especulam, no entanto, que algum tipo de “sinal” fez com que os rapazes acreditassem que o poço estava amaldiçoado de alguma forma.

Levando em consideração as mortes que acabaram por ocorrer no local, não podemos deixar de constatar que a equipe fez bem em encerrar seus esforços por ali.

6. Estranha placa encontrada

oak island
MidnightFreeMasons

Sinais de alerta, brincadeira de alguém desocupado ou uma forma de afastar curiosos… Ninguém sabe, mas o fato é que várias “marcas” foram encontradas durante as tentativas de escavações na ilha. De fato, as marcações costumavam aparecer a cada 10 pés de profundidade, indicando algum tipo de padrão. Tais marcações consistiam, conforme mencionado acima, em tábuas de carvalho, fibras de coco, pedras de carvão, entre outros materiais.

No entanto, o “marcador” que mais chamou a atenção dos exploradores foi uma placa de pedra com inscrições em uma língua completamente desconhecida, que ninguém foi capaz de traduzir até hoje.

A placa, no entanto, acabou se perdendo com o tempo, e as imagens que temos dela hoje em dia são de réplicas feitas com base no que as pessoas relataram sobre ela na época, porém sem evidências que comprovem que realmente eram desta forma.

7. As últimas quatro vítimas

oak island
Shutterstock

Conforme o tempo foi passando, e nenhum avanço considerável foi sendo percebido durante as escavações no poço, as pessoas passaram a se interessar menos pelo local. No entanto, depois de muitos anos de inércia, um novo grupo tentou explorar a região.

Em 1965, um dos trabalhadores deste novo grupo estava tentado selar uma inundação em um dos túneis do poço, quando acabou ficando inconsciente por conta do monóxido de carbono liberado pela gasolina queimada por um motor localizado no topo do poço. Seu filho tentou descer para salvá-lo, mas acabou desmaiando também.

Ao perceberem o que estava acontecendo, três homens desceram o poço ao mesmo tempo para tentar salvar as vítimas, mas todos ficaram inconscientes no meio do caminho. Um sexto funcionário conseguiu salvar uma das vítimas com uma corda, porém pai, filho e outros dois trabalhadores acabaram morrendo no incidente.

Estas foram as últimas quatro vítimas fatais do poço de Oak Island.

8. Ligação com a maçonaria

maçonaria
Wikipedia

Uma teoria sobre a Oak Island diz que ela pode ter sido utilizada pela maçonaria, há muitos anos, para esconder não tesouros em forma de riquezas, porém livros extremamente antigos, supostamente escondidos pelos próprios cavaleiros templários.

A teoria ganhou força por conta de certos objetos e rochas encontradas na ilha com marcas alegadamente maçônicas.

9. Joias de Maria Antonieta

Maria Antonieta
Wikipedia

Além de piratas e maçonaria, outra teoria diz que o tesouro supostamente escondido na Oak Island pode ter pertencido a Maria Antonieta, que alegadamente teria pedido para que alguém escondesse suas joias durante a Revolução Francesa, que acabou culminando com a sua morte.

10. Teoria do navio viking

navio viking
Shutterstock

Os objetos encontrados até hoje no poço de Oak Island, principalmente as tábuas de carvalho, levam algumas pessoas a acreditar que pode se tratar de um navio viking afundado na areia movediça do local. A teoria acredita que o navio possa ter afundado de forma vertical ao longo de muitos anos, e que talvez isso posa explicar as descobertas feitas até o momento. [10 descobertas fascinantes envolvendo os Vikings]

11. Local de descanso do Santo Graal?

Santo Graal
Imagem de bluebudgie por Pixabay

Há quem acredite também que Oak Island possa ter sido escolhida como o destino final do Santo Graal, relíquia extremamente valiosa da Igreja Católica – supostamente a taça com a qual Jesus Cristo teria feito sua última ceia. O artefato é considerado por muitos religiosos como uma relíquia poderosa, inclusive com atribuições mágicas.

Supostamente, de acordo com a teoria que aborda esta hipótese, os cavaleiros templários (que já foram mencionados anteriormente) seriam os responsáveis pela proteção e pela segurança do Graal, e podem ter elegido a ilha como último local de descanso da relíquia.

12. Sir Francis Bacon

Francis Bacon
Wikimedia

Francis Bacon, de acordo com uma teoria bastante popular, pode ter sido o verdadeiro autor das obras publicamente atribuídas a William Shakespeare. Bacon era notoriamente conhecido por sua efetiva técnica de preservar documentos com mercúrio, e como esta foi uma das substâncias encontradas no poço, muitas pessoas passaram a acreditar que o local poderia ter sido utilizado por Bacon para esconder algum tipo de tesouro importante, como obras inéditas ou documentos ligados à sua obra.

De acordo com alguns teóricos, alguns poemas de Shakespeare chegam a fazer menções (segundo interpretações, de forma metafórica) à ilha.

13. Mão humana decepada?

oak island

Em meados dos anos 1970, uma empresa chamada Triton Alliance tentou fazer novos avanços nas escavações, utilizando uma câmera conectada a um monitor. As imagens feitas pelo equipamento foram pouco conclusivas, mas muitos dizem que é possível identificar nelas uma mão humana decepada, bem como baús e um possível corpo.

14. Pedra em formato de coração

oak island
OakIslandTreasture

Entre os tantos objetos curiosos já encontrados no local está uma pedra em formato de coração, provavelmente esculpida por mãos humanas, encontrada junto com uma régua de ferro, um apito de contramestre, pedaços de arame e outros objetos metálicos.

15. Provavelmente tudo não passa de um sumidouro.

oak island
OakIslandCompendium

Por mais desapontadora que isso possa parecer, as conclusões científicas mais recentes dizem que o poço da ilha de Oak Island pode não passar de um sumidouro, formado por uma corrente d’água que provoca uma abertura natural no solo, criando uma série de galerias subterrâneas repletas de água – o que poderia explicar as inundações frequentes durante as escavações.

Mesmo assim, para os entusiastas de mistérios como esse, o fato de que as galerias subterrâneas podem ter sido feitas pela própria natureza não excluem totalmente a possibilidade de que alguém tenha escondido um tesouro por lá.

E você, acredita que exista algum tesouro enterrado em Oak Island?

você pode gostar também
1 comentário
  1. Antonio S. Batista Diz

    Ninguém em sã consciência iria enterrar algo para nunca ser encontrado. Não tem lógica. Quando alguém esconde algo, é com intensão de recuperar depois de algum tempo. Se foram piratas, eles podem ter recuperado o tesouro. A não ser que tenham morrido. Mas por que esconder tão fundo? E com camadas de materiais diversos? Se é fundo, a terra bastaria. Penso que o antigo dono da ilha inventou essa história de tesouro só para conseguir vendê-la.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.