Assim eram as 7 maravilhas do mundo Antigo em sua plenitude

Diversos pontos turísticos espalhados pelo mundo já estão por aí há muitos anos. Entretanto, outras “maravilhas” se perderam com o passar das décadas e séculos, seja por conta da ação do tempo ou pelas guerras e por toda a destruição que o ser humano já causou a este planeta.

Felizmente, o site ‘BudgetDirect’, em um projeto extremamente bem feito e impressionante, deu vida às sete maravilhas do mundo antigo, nos mostrando (em caprichosas projeções em 3D) como poderiam ser, hoje em dia, estas maravilhas construídas pelo ser humano caso ainda estivessem por aí.

Confira:

1. Grande Pirâmide de Gizé.

Esta pirâmide, também conhecida como “Pirâmide de Quéops”, é a maravilha do mundo antigo em melhor estado de conservação hoje em dia, e estima-se que ela tenha sido construída entre os anos de 2570 a.C e 1300 a.C. Há muita controvérsia acerca das teorias que tentam explicar como uma obra desta magnitude foi executada em uma época tão remota. Alguns dizem que o Egito Antigo teria utilizado mão de obra escrava durante a construção, enquanto outras fontes defendem que a mão de obra utilizada nas pirâmides era extremamente qualificada, e que alguns trabalhadores inclusive teriam viajado para chegar até o Egito e participar da construção, o que indica que poderiam ter recebido algum tipo de pagamento pelo serviço.

Créditos da Foto: Budget Direct
Créditos da Foto: Budget Direct

2. Farol de Alexandria

Construído em meados de 280 a.C, o Farol de Alexandria foi uma das mais belas construções do mundo antigo. Afetado por um forte terremoto em 956, 1303 e 1323, foi completamente destruído no ano de 1480, quando o sultão Qaitbay, do Egito, usou o que havia restado de sua estrutura, bem como a sua localidade, para construir uma fortaleza medieval.

Ao longo dos anos, vários restos do antigo farol já foram encontrados pela região, incluído algumas pedras da estrutura que foram descobertas no Mar Mediterrâneo.

Veja como seria o farol hoje em dia:

Créditos da Foto: Budget Direct
Créditos da Foto: Budget Direct

3. Templo de Ártemis.

Construído na Grécia Antiga em 550 a.C, o Templo de Ártemis foi um dos maiores templos do mundo, e por muito tempo foi considerado como a maior criação arquitetônica da civilização grega e do helenismo. Foi destruído em 356 a.C em um incêndio provocado por Heróstrato, mas passou por diversas reconstruções ao longo do tempo.

Sua destruição definitiva se deu apenas em 269, durante uma invasão dos godos.

Créditos da Foto: Budget Direct
Créditos da Foto: Budget Direct

4. Estátua de Zeus em Olímpia.

Feito pelo escultor Fídias em meados de 435 a.C, a estátua de Zeus era uma das maiores representações físicas do Deus adorado por toda a Grécia Antiga. Infelizmente, a estátua não resistiu ao tempo e acabou perecendo durante um incêndio no ano 425. Uma outra teoria diz que a estátua teria sido carregada até Constantinopla, onde teria resistido por mais alguns anos, até 475 – ano em que o templo de Lausus (supostamente sua segunda casa), foi incendiado.

Créditos da Foto: Budget Direct
Créditos da Foto: Budget Direct

5. Colosso de Rodes.

Hélios era um “titã-Deus” da mitologia grega que recebeu uma estátua de proporções gigantescas na cidade de Rodes, uma ilha localizada na Grécia. Estima-se que a estátua tinha 33 metros de altura, o que fazia dela uma das maiores estátuas do mundo antigo, construída em 280 a.C.

Infelizmente, o colosso foi destruído em 226 a.C, quando um grande terremoto danificou grande parte da cidade grega.

Créditos da Foto: Budget Direct
Créditos da Foto: Budget Direct

6. Jardins Suspensos da Babilônia.

Os Jardins Suspensos da Babilônia constituem um dos maiores mistérios envolvendo as maravilhas do mundo antigo, já que não se sabe exatamente se eles existiram ou se foram uma obra de ficção da literatura da época. Nenhum texto babilônico menciona a existência de fato dos jardins, que só são relatados nas obras de Josefo, que afirmam que Nabucodonosor II teria os construído.

De qualquer forma, imaginar como os jardins poderiam ser não faz mal a ninguém:

Créditos da Foto: Budget Direct
Créditos da Foto: Budget Direct

7. Mausoléu de Halicarnasso.

Inaugurado em 321 a.C, o mausoléu tinha cerca de 45 metros de altura, e serviu como uma tumba para Mausolo (governante do Império Aquemênida) e sua família. É por conta do nome dele que todas as outras construções desta natureza começaram a ser chamadas de “mausoléu” posteriormente.

Créditos da Foto: Budget Direct
Créditos da Foto: Budget Direct

Qual é a sua Maravilha do Mundo Antigo favorita? Nos conte nos comentários!

você pode gostar também
4 Comentários
  1. Marcos Diz

    Com certeza a pirâmide de gize .

  2. Albert Diz

    Muito bacana o post. Parabéns!!

  3. Maria Emilia Ziccardi Diz

    A Esfinge de Gizé m

  4. Mayara Diz

    A minha favorita é justamente a que não foi mencionada: Atena Partenos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.