Os dinossauros são animais extintos que habitaram a Terra por cerca de 165 milhões de anos, até que seu desaparecimento ocorreu há cerca de 65 milhões de anos. Existem diversas teorias sobre o motivo da extinção dos dinossauros, mas a mais aceita é a de que eles foram vítimas de um impacto de asteroide.
A teoria do impacto de asteroide foi proposta pela primeira vez em 1980, depois que geólogos encontraram uma camada de irídio em todo o mundo, que é um elemento raro na Terra, mas comum em asteroides. Esta camada de irídio é conhecida como a “camada K-T”, que separa as rochas do período Cretáceo (onde os dinossauros estavam presentes) das rochas do período Terciário.
Outras evidências que apóiam a teoria do impacto de asteroide incluem a descoberta de um enorme buraco de impacto na península de Yucatán, no México, conhecido como o buraco de Chicxulub, que tem cerca de 180 km de diâmetro e 20 km de profundidade.
Além disso, foi encontrado um grande número de fragmentos de vidro na camada K-T, o que é consistente com a formação de vidro quando a rocha é aquecida e resfriada rapidamente, como ocorreria durante um impacto de asteroide.
A extinção K-T não foi a única extinção massiva na história da Terra – houve muitas outras extinções massivas ao longo da história geológica da Terra, muitas das quais ainda não foram totalmente compreendidas.
Outras teorias para a extinção dos dinossauros
Uma das teorias alternativas para a extinção dos dinossauros é a de que eles foram vítimas de mudanças climáticas. Alguns pesquisadores sugerem que os dinossauros poderiam ter sido afetados por mudanças na temperatura e na umidade do ar, bem como por mudanças na disponibilidade de alimentos.
No entanto, esta teoria tem sido contestada por alguns cientistas, que argumentam que as mudanças climáticas teriam que ocorrer muito rapidamente para afetar os dinossauros de maneira tão devastadora.
Outra teoria é a de que eles foram extintos devido a uma erupção vulcânica em massa. Alguns cientistas argumentam que a erupção de grandes quantidades de gases tóxicos, como o dióxido de enxofre, poderia ter causado a extinção dos dinossauros. No entanto, outros cientistas argumentam que a evidência geológica para uma erupção vulcânica em massa na época da extinção K-T é fraca.