Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

Como Hollywood te engana – 15 segredos da indústria do cinema revelados

Um bom filme precisa ter um bom produtor, diretor e equipe de suporte. Os melhores filmes são aqueles em que os produtores se preocupam até mesmo com os mínimos detalhes, pois elas podem fazer a diferença – e muito – para alguns espectadores.

Você já se perguntou como são feitas algumas das cenas surpreendentes das grandes produções do cinema? Se determinadas cenas são falsas ou reais? Muitas das coisas que aparecem nos filmes não são reais, são apenas adereços e truques – muito bem feitos – utilizados para enganar o espectador. As pessoas raramente descobrem os truques que os cineastas usam, mas com um pouco de pesquisa (já realizamos esse trabalho) você pode se tornar um especialista em truques utilizados pelos cineastas. Acompanhe:

15. As bebidas alcóolicas (tipo whisky) são vinagre ou suco com colorante. O gelo é gelatina ou plástico

Mistérios do Mundo

14. No filme “O Lobo de Wall Street”, a “droga” que Leonardo DiCaprio usa é vitamina B

Mistérios do Mundo

Os atores não usam ou fumam drogas no set de filmagens. Usa-se ingredientes mais “naturais” no lugar dessas substâncias, como vitamina B, açúcar, e os cigarros geralmente são feitos com ervas menos agressivas.

13. Eles fumam cigarros de ervas, não de tabaco

Mistérios do Mundo

É isso o que Johnny Depp fuma no filme “Medo e delírio em Las Vegas”, por exemplo. Na série “Mad Man: Inventando Verdades”, o personagem principal, Don Draper, fumou supostamente 74 desses cigarros. Imagine se lhe obrigassem a fumar 74 cigarros de tabaco? Não seria algo muito bonito…

12. Desenhando em vidros

Mistérios do Mundo

Esse tipo de técnica ainda é muito usada em Hollywood. Ela é muito útil para criar a ilusão de que há algum objeto ou cenário por trás do personagem.

11. Sangue era xarope de chocolate

Mistérios do Mundo

Essa técnica era usada nos tempos dos filmes em preto e branco. Obviamente hoje em dia, em tempos câmeras avançadas e imagens em alta definição, essa técnica já não pode ser usada caso queira-se impressionar verdadeiramente o espectador. Hoje em dia, usa-se uma substância chamada de Technical Blood (Sangue Técnico), que parece muito com sangue de verdade, e o mais importante: é fácil de limpar e sai facilmente da roupa.

10. Alguns sets são realmente maquetes em miniatura

Mistérios do Mundo

Supostamente, é mais fácil e barato fazer um castelo em miniatura ou um túnel em miniatura do que um castelo ou um grande túnel de verdade, não acha? Por exemplo, na foto acima, podemos apreciar o túnel usado no filme “Indiana Jones e o Templo da Perdição”. Similarmente, James Cameron usou a mesma técnica no filme “Titanic”.

9. Efeitos Especiais

Mistérios do Mundo

Hoje em dia, a maioria dos filmes usa e abusa de efeitos especiais, que são usados para enganar o espectador em todos os sentidos possíveis. No filme “Senhor dos Anéis”, por exemplo, Gollum foi criado digitalmente e seus movimentos são baseados na performance do ator Andy Serkis. Para esse tipo de técnica, diversos sensores e várias câmeras (para o exemplo citado acima, 13) são usadas para capturar os movimentos do ator em 3D (três dimensões).

8. Roupas íntimas com cor-de-pele

Mistérios do Mundo

Você sabia que uma cena de sexo de 15 segundos pode levar por volta de 6 horas para ser produzida? Isso porque elas são muito difíceis de serem feitas e não, os atores – geralmente – não fazem sexo nas grandes produções de Hollywood. Os genitais estão sempre cobertos, os atores geralmente usam roupas íntimas com a cor da sua pele e são utilizadas várias técnicas de filmagem e acessórios para enganar o espectador.

7. Neve falsa, amianto e SnowCel

Mistérios do Mundo

As vezes, os produtores não podem esperar pelo inverno para criar uma cena na neve. As vezes a equipe viaja para uma região ou país diferente para gravar a cena, mas, e se a equipe não quer ou não pode viajar? Bem, entre 1930 e 1950 utilizaram amianto para simular neve, porém, depois, durante a Segunda Guerra Mundial, o amianto foi utilizado para fins militares e descobriram que era uma substância perigosa para a saúde. Anos mais tarde, os cientistas conseguiram criar uma substância conhecida que simula – e muito bem – a neve. É uma substância ecológica feita de papel reciclado e é chamada por “SnowCel”.

6. Próteses para cenas em que o personagem deve ter um membro removido

Mistérios do Mundo

Próteses de silicone, sangue de mentira, edição, efeitos especiais e boa atuação são a chave para uma cena extremamente realista.

5. O vômito é na verdade massa de macarrão ou purê – e tubos especiais são usados para cenas mais pesadas

Mistérios do Mundo

Vários métodos podem ser usados para esse tipo de cena. Geralmente, o ator enche a boca de massa ou purê e atua, mas, em casos mais extremos, quando necessita-se um vômito em alta quantidade e com muita pressão, coloca-se um tubo no ângulo onde a câmera não pode filmar para fingir que o “vômito” está saindo da boca do ator.

4. Cabeça falsa com cérebro falso em cenas de tiro na cabeça

Mistérios do Mundo

Parece ser uma cena bem complicada de se fazer, mas não é verdade. Há um pequeno buraco na parte da cabeça (falsa) do ator que irá receber o tiro. Quando chega o momento, libera-se o gás – com determinada pressão – que havia dentro da cabeça de mentira e juntamente com ele saem sangue e matéria cerebral falsa, resultando em uma cena chocante e realista.

3. Gêmeos nem sempre são gêmeos de verdade

Mistérios do Mundo

Na maioria dos filmes, não participam irmãos gêmeos de verdade. Na verdade, participam dublês super parecidos com o ator principal, e utiliza-se técnicas de chroma-key e dublagens, caso necessário.

2. Tecido verde sobre membros amputados ou membros dentro de orifícios em uma cama

Mistérios do Mundo

A “técnica do tecido verde”, conhecida como Chroma-key, é utilizada para substituir ou retirar algo da cena digitalmente. Entretanto, algumas vezes truques antigos são utilizados no lugar dessas técnicas mais modernas. Por exemplo, na foto acima, o ator deitado na cama está com as pernas dentro de dois orifícios no colchão. Você não percebe por causa do tecido cirúrgico que está rodeando suas pernas e joelhos. Essa é uma cena do filme “Forrest Gump”.

1. Os figurantes precisam ser bons em fingir que estão conversando, sem fazer ruído

Mistérios do Mundo

Os figurantes não são atores profissionais e geralmente tem outro tipo de trabalho de onde tiram seu sustento. Esses “atores” são contratados para fazer com que a cena pareça mais natural e real. Eles devem ser bons em fingir que estão conversando uns com os outros sem fazer barulho, para não atrapalhar os atores principais.

Comentários
Carregando...