Início » Ciência » Como esse ovo foi jogado do espaço e não quebrou?

Como esse ovo foi jogado do espaço e não quebrou?

Lucas R.

Publicado em

Atualizado em

Como esse ovo foi jogado da estratosfera e não quebrou?
A humanidade alcançou a fronteira final quando um ex-engenheiro da NASA conseguiu soltar um ovo do espaço sem quebrá-lo.

Mark Rober, um ex-engenheiro da NASA e da Apple que se tornou YouTuber, aceitou o desafio do humilde experimento de queda do ovo e decidiu levá-lo para o próximo nível, enviando um ovo ao espaço e trazendo-o de volta à Terra com segurança.

O desafio envolvia construir uma engenhoca para abrigar um ovo cru e protegê-lo de rachaduras após cair da maior altura possível.

Inicialmente, Mark queria jogar o ovo do prédio mais alto do mundo, o Burj Khalifa em Dubai, com 828 metros de altura. No entanto, ele percebeu que sempre havia uma chance de alguém construir algo mais alto, o que o levou a decidir jogar um ovo do espaço – para que ninguém pudesse quebrar seu recorde.

Como esse ovo foi jogado do espaço e não quebrou?
Um balão carregou o ovo para o espaço, onde poderia ser lançado de volta à Terra. Crédito: YouTube/Mark Rober

A equipe dividiu o problema em etapas menores, começando com o cálculo da velocidade terminal de um ovo, que eles descobriram ser de 120 km/h (após muitos ovos quebrados).

VEJA TAMBÉM:
9 dos vírus mais mortais do planeta

Eles fizeram testes para garantir que o ovo não quebrasse com o impacto em um colchão naquela velocidade. Com esse conhecimento, eles construíram uma área-alvo no meio de um campo, substancialmente maior do que apenas um colchão (para evitar erros de cálculo e a força do vento, que poderia direcionar o ovo para outro lugar), para pegar o ovo quando ele voltasse do espaço, em uma espécie de paraquedas.

Além disso, o ovo ganhou uma armadura protetora feita com almofadas infláveis — inspiradas nos airbags das sondas Spirit e Opportunity, da NASA.

A equipe também adicionou elementos de aquecimento para evitar que o ovo congelasse no espaço, que foram projetados para cair antes de pousar na Terra.

Rober trabalhou com um especialista em construção de foguetes, Joe, da BPS.Space, para criar um dispositivo que soltasse o ovo a 30 mil metros de altitude, com a ajuda de um balão meteorológico.

VEJA TAMBÉM:
Alguns meditadores podem desligar a consciência por até 7 dias

O vídeo de Rober obteve 20 milhões de visualizações em apenas quatro dias, com os fãs amando sua criatividade e disposição para assumir projetos desafiadores.

Photo of author
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.