Como eram realmente as 7 maravilhas do mundo antigo

Versão em vídeo:

Versão em texto:

Ao longo de toda a história da humanidade, nossa civilização já construiu diversas maravilhas de encher os olhos, demonstrando todo o poder de criação e a criatividade natural dos seres humanos. No entanto, ao mesmo passo em que somos geniais a ponto de criar tamanhas maravilhas da arquitetura, somos mesquinhos a ponto de destruir nosso próprio trabalho e derrubar nossas criações.

Nessa lista, você vai conhecer como eram de fato as 7 maravilhas do mundo antigo, que infelizmente não resistiram à passagem do tempo, seja por terem se transformado completamente, ou por simplesmente não existirem mais.

1. Pirâmide de Quéops

Reprodução

Apesar da Pirâmide de Quéops ter sobrevivido ao tempo, ela hoje em dia é bem diferente do que costumava ser no passado. Grande parte da sua fachada foi destruída com o passar do tempo. Originalmente, ela era toda coberta de calcário branco, com uma ponta coberta de ouro no topo.

2. Os Jardins Suspensos da Babilônia

Reprodução

Ainda há muitos mistérios e dúvidas sobre os Jardins Suspensos da Babilônia. Alguns inclusive duvidam que eles realmente existiram. No entanto, de acordo com os registros da época, tratava-se de uma obra de arte da arquitetura, com vários andares e níveis de jardins, criando uma paisagem exuberante.

3. Templo de Ártemis

Reprodução

Este templo, criado em homenagem à deusa grega da caça e da fertilidade, poderia existir até hoje caso não tivesse sido destruído duas vezes durante a sua história.

O responsável pela primeira destruição do templo foi Heróstrato, que concluiu que uma boa forma de entrar para a história da Grécia seria destruindo uma construção importante do país. Depois disso, o monumento chegou a ser reconstruído, mas foi outra vez derrubado pelos Godos, em meados de 268 d.C.

4. Estátua de Zeus, no Olimpo

Reprodução

Esta histórica estátua foi construída em meados de 435 a.C, e era uma das principais criaçoes da humanidade na época. A estrutura contava com placas de mármore, painéis de ouro, e tinha valor inestimável, principalmente pela sua importância religiosa.

Ainda não é claro para os historiadores como se deu a destruição da estátua de Zeus. Acredita-se, no entanto, que o imperador romano Calígula tenha tido alguma relação com isso, ainda que para alguns historiadores ele tenha morrido anos antes de colocar em prática seus planos de destruir o monumento.

5. Mausoléu de Halicarnasso

Reprodução

O Mausoléu de Halicarnasso foi, na verdade, a construção que deu nome a este tipo de tumba, já que fora construído para Mausolo, sátrapa do Império Aquemênida.

A ideia era que o monumento durasse até a modernidade, mas vários desastres naturais fizeram com que ele acabasse sendo destruído com o tempo.

6. Colosso de Rhodes

WikiCommons

O Colosso de Rhodes, que media 32 metros de altura, sem contar os pilares que sustentavam os seus “pés”, acabou sendo derrubado por diversos terremotos que assolaram a região da ilha de Rhodes, na Grécia.

7. Farol de Alexandria

Reprodução

O Farol de Alexandria já foi, certa vez, a maior estrutura feita por seres humanos em todo o mundo, com cerca de 137 metros de altura. Mas assim como o Colosso de Rhodes, o farol foi afetado por vários terremotos, e acabou sendo destruído em 1313.

você pode gostar também
3 Comentários
  1. Guilherne Silva Diz

    É impressionante, como na antiguidade, os humanos conseguiam fazer estruturas espetaculares.
    Além desses que são considerados as sete maravilhas, existiram outros que poderiam entrar em qualquer lista. O templo de Júpiter em Heliópolis, atual baalbeck em bajar, no Líbano entre outros.

  2. MAURICIO Diz

    Legal , mais faltou outros ……

  3. Nelson Diz

    No lugar do Mousoleu eram as Muralhas da China…pelo menos era o q dizia o Enredo da Escola de samba Beija Flor de 1981

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.