Se você está considerando uma mudança de carreira ou está apenas começando no mercado de trabalho, provavelmente já ouviu falar que os empregos em tecnologia são o caminho a seguir. E é verdade – o setor de tecnologia oferece algumas das oportunidades mais empolgantes e bem remuneradas que existem. Desde cientistas de dados analisando números até desenvolvedores de software construindo os aplicativos que usamos todos os dias, há uma ampla gama de funções para escolher.
Mas aqui está a questão: conseguir um emprego em tecnologia nem sempre é fácil. Algumas posições, como a de analista de dados, podem ser particularmente competitivas. Por outro lado, se você está tentando entrar no mercado, pode ter mais sorte conseguindo um estágio como engenheiro de software corporativo.
Agora, vamos falar sobre um dos maiores nomes da tecnologia: a Tesla. Liderada por Elon Musk, um dos indivíduos mais ricos do mundo, a Tesla é o local de trabalho dos sonhos para muitos. De fato, é tão popular que impressionantes 5,9 milhões de pessoas se candidataram a empregos lá em 2023. Com números assim, não é de se surpreender que a Tesla precise ser bem exigente sobre quem contrata.
Então, o que é necessário para conseguir um emprego na Tesla? Bem, esteja preparado para um processo de entrevista desafiador. Alguns candidatos podem enfrentar até nove entrevistas – sim, você leu certo, nove! E isso não é tudo. Você também pode precisar completar uma série de testes, fazer uma apresentação e, em alguns casos, até escrever uma carta para o próprio Elon Musk. Ah, e mencionamos as entrevistas rápidas que podem durar até seis horas? Não é para qualquer um, com certeza.
Uma das partes mais famosas do processo de entrevista da Tesla é uma pergunta enigmática que o próprio Elon Musk supostamente gosta de fazer: “Você está em pé na superfície da Terra. Você anda uma milha (1,61 km) para o sul, uma milha (1,61 km) para o oeste e uma milha (1,61 km) para o norte. Você acaba exatamente onde começou. Onde você está?” Se você está coçando a cabeça, não se preocupe – a resposta é o Polo Norte. Complicado, não?
Mas não deixe que tudo isso te assuste. Existem maneiras de se preparar e aumentar suas chances de sucesso, não apenas na Tesla, mas em qualquer empresa de tecnologia. Amanda Augustine, especialista em carreiras da Resume.io, tem alguns conselhos excelentes. Primeiro, faça sua lição de casa. Entre em contato com pessoas na sua rede que trabalham ou já trabalharam na empresa de seu interesse. Confira sites de avaliação de empregadores como o Glassdoor para ter uma noção de como é o processo de entrevista.
Em seguida, olhe de perto a descrição do trabalho. Descubra quais habilidades e traços são mais importantes para a função para a qual você está se candidatando. Isso ajudará você a focar sua preparação e a ter ideias para exemplos que você pode usar na entrevista para mostrar suas habilidades.
Se você está se candidatando a um cargo técnico, esteja pronto para algum tipo de desafio de programação ou teste de codificação. Estes são comuns em entrevistas de tecnologia e são usados para avaliar suas habilidades técnicas. Se possível, tente descobrir quais plataformas ou softwares a empresa usa para essas avaliações. Algumas empresas oferecem testes de amostra ou versões de prática, que podem ser incrivelmente úteis para prepará-lo para a coisa real.
Por fim, pratique, pratique, pratique! Fazer entrevistas pode ser assustador, mas quanto mais você fizer, mais confortável se sentirá. Tente simular entrevistas com um amigo ou membro da família. Grave-se respondendo a perguntas comuns de entrevista e assista ao vídeo. Quanto mais familiarizado você estiver com o processo, mais confiante se sentirá quando realmente importar.
Lembre-se, embora a indústria de tecnologia possa ser competitiva, ela também está cheia de oportunidades. Com a preparação certa e a mentalidade adequada, você pode se posicionar para o sucesso. Quer você esteja mirando em um emprego em uma gigante da tecnologia ou em uma startup menor, o segredo é estar preparado, manter-se confiante e mostrar suas habilidades e paixão pela tecnologia.