Início » Ciência » Como é o buraco de gravidade que foi encontrado no fundo do mar

Como é o buraco de gravidade que foi encontrado no fundo do mar

Lucas R.

Publicado em

Como é o buraco de gravidade que foi encontrado no fundo do mar?
Descubra o enigma do buraco de gravidade no Oceano Índico, um legado do antigo Oceano Tétis, revelando segredos do nosso planeta.

À medida que a história do nosso planeta se desenrola, fica cada vez mais claro que o passado está inscrito na própria estrutura do nosso mundo, gravado nas rochas, nos oceanos e até mesmo nas forças invisíveis que nos prendem à Terra. Em um novo capítulo dessa história em constante evolução, uma equipe de cientistas mergulhou no coração de um misterioso buraco de gravidade, proporcionando novos insights sobre a nossa antiga história geológica.

O buraco de gravidade de Oceano Índico

Aninhado nas profundezas do Oceano Índico, este buraco de gravidade abrange mais de um milhão de quilômetros quadrados – o que tem deixado os cientistas intrigados por décadas, segundo o Science Alert.

A Terra, contrariamente ao que muitos acreditam, não é uma esfera perfeita. É mais parecida com uma abóbora rechonchuda, protuberante no equador e achatada nos polos. Essa forma peculiar resulta em forças gravitacionais variáveis na superfície do nosso planeta, que os cientistas visualizaram de maneira ordenada em um mapa conhecido como “geoide” da Terra.

VEJA TAMBÉM:
Alguns africanos ocidentais têm DNA não ligado a nenhum ancestral humano conhecido

Este geoide revelou um segredo intrigante: uma enorme depressão no Oceano Índico, conhecida como geoide baixo do Oceano Índico, que apresenta um nível do mar cerca de 106 metros inferior à média global. Esta enorme falha na atração gravitacional da Terra, também conhecida como o enigmático buraco de gravidade, é encontrada bem no interior do manto da Terra, a mais de 900 quilômetros abaixo da África, e parece ter sido empurrada para debaixo do Oceano Índico.

Como é o buraco de gravidade que foi encontrado no fundo do mar?

Como ele se formou?

Mas o que levou a este intrigante pedaço do quebra-cabeça geológico a ser encontrado sob nossos oceanos? Os geólogos têm uma resposta convincente: os remanescentes de um antigo leito marinho de um oceano pré-histórico chamado Oceano Tétis. Há mais de 200 milhões de anos, este antigo oceano preenchia a região onde agora se encontra o Oceano Índico. Seu legado? Uma massa gigantesca dentro do manto da Terra, causando o buraco de gravidade que observamos hoje.

VEJA TAMBÉM:
Cientistas acabam de fazer uma 'grande descoberta' que pode retardar o envelhecimento

Essa descoberta iluminou o cenário geológico da região, dando-nos uma explicação plausível para a existência do “buraco de gravidade”. É como se o antigo Oceano Tétis tivesse deixado um presente de despedida, uma mensagem oculta no manto da Terra que só espera para ser decifrada.

Dito isso, os cientistas ainda têm um grande trabalho pela frente. Com uma descoberta tão empolgante quanto esta, ainda há muitas perguntas a serem respondidas, muitos caminhos a serem explorados. Qual é o impacto deste buraco de gravidade nas dinâmicas da Terra? O que ele pode nos dizer sobre a evolução do nosso planeta, dos nossos oceanos e da tectônica de placas? Enquanto a investigação continua, não podemos deixar de aguardar ansiosamente as revelações que estão por vir nesta saga cativante do passado do nosso planeta.

Photo of author
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.