Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

Como deixar a cama desarrumada pode fazer bem a saúde?

Já gostou do título, não é? Calma, esse post não é uma desculpa para você deixar de arrumar a cama todos os dias. Mas é uma forma de responder quando te perguntarem o motivo da bagunça, e a resposta é simples: “Eu estou cuidando da minha saúde”.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Kingston, Inglaterra, os ácaros necessitam de calor e umidade para sobreviver, e mantemos essa combinação quando esticamos os lençóis e cobertas na cama logo após acordar, o que os deixa com poeira doméstica aquecida e arejada, facilitando a alimentação dos ácaros das nossas células mortas – estima-se que a extensão do colchão pode abrigar até um milhão e meio deles -, além da sua reprodução. Condições perfeitas para eles.

Veja como eles são:

A cama desarrumada é mais seca e fria, exterminando-os por desidratação. Já se você nunca arruma a cama, remove a umidade dos lençóis e do colchão, deixando os ácaros desidratados e à beira da morte, porque eles não conseguem sobreviver em ambientes quentes e secos.

Por mais microscópicos que sejam, os ácaros podem causar danos a nossa saúde, como alergias respiratórias quando inalados, causando rinite e asma, além de conjuntivites quando eles entram em contato com a mucosa que reveste o olho, dermatite atópica, resultado de um estado de hipersensibilidade específica contra ácaros da poeira doméstica, fungos ou bactérias que colonizam a pele, cravos e acne-rosácea entrando em contato com a pele do rosto e finalmente, sarna, causada por um ácaro específico que através das fezes podem resultar em reação alérgica e coceira.

Mas não é por apenas deixar a cama bagunçada que você vai ficar imune a essas doenças. É necessário levantar e afastar as cobertas da cama, de modo que o lençol receba ventilação e fique menos úmido e quente.

Acima outra dica para exterminar os ácaros.

Comentários
Carregando...