Autoridades espanholas encontraram 3 passageiros clandestinos no topo do leme de um navio após completar uma viagem de 11 dias a partir da Nigéria.
Uma foto da guarda costeira mostra homens sentados no topo do leme do petroleiro, a menos de um metro de distância da água.
Mais tarde, eles os levaram para um hospital, onde foram tratados por causa de uma desidratação moderada.
O navio Alithini II chegou segunda-feira ao porto de Las Palmas, nas Ilhas Canárias, que pertencem à Espanha. O navio havia deixado Lagos, na Nigéria, 11 dias antes. Isso fica evidente nos dados do Marine Traffic, um site que rastreia as rotas dos navios. O navio percorreu uma distância de 2.700 milhas náuticas, ou quase 4.350 quilômetros.
Segundo a BBC, não está claro se eles estiveram no leme durante toda a jornada. Mas certamente não é a primeira vez que clandestinos são encontrados no leme de um navio.
Um menino de 14 anos que também viajou de Lagos para Gran Canaria em 2020 disse ao jornal El País que passou toda a viagem de 15 dias no ele de um enorme petroleiro. Ele foi hospitalizado ao chegar, também com desidratação. Juntamente com os outros homens com quem fez a viagem, ele se revezou para dormir em um buraco acima do leme.
E quatro anos atrás, quatro homens foram encontrados no leme do petroleiro norueguês Champion Pula, que também havia navegado de Lagos para Las Palmas. Os homens teriam se escondido em uma sala atrás do leme durante os 10 dias de viagem, tendo levado alguns mantimentos e água para suportar uma viagem tão longa.
Apesar do grande perigo de vida, muitas pessoas ainda se atrevem a atravessar o Oceano Atlântico em embarcações da África até às Ilhas Canárias, que pertencem à União Europeia. A ONU já contabilizou quase 15.000 chegadas este ano, mas também há mais de 1.500 pessoas desaparecidas ou mortas.
ATUALIZAÇÃO: Segundo informações da Band, os 3 imigrantes serão deportados de volta para a Nigéria.
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.