"Comigo Ninguém Pode" é uma planta que tira até a fala

“Comigo Ninguém Pode” é uma planta que tira até a fala

Talvez  você até a tenha em seu jardim, plantada na entrada de casa, ou sua avó e tia deixaram-a crescer no quintal, mas saiba que essa planta, aparentemente inofensiva e feita para decorar o lar, pode ser uma dor de cabeça para uma família.  Apresento-lhes a Dieffenbachia seguine, mais conhecida como “Comigo Ninguém Pode” ou “Cano de Mudo”.

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) publicou um estudo sobre a planta, que pode ser visto aqui, descrevendo a sua consistência, formas de defesa, família e dados sobre intoxicação no Brasil e no mundo. Mas quais são as toxinas que ela possui? Pela sua folha ser curva e facilmente tocar o chão, animais e crianças podem entrar em contato com ela ingerindo seus pedaços. E aí a coisa pode ficar feia.

No caule coberto de camadas e nas folhas curvas, existem células chamadas idioblastos, que contém uma substância chamada oxalato de cálcio em forma de pequenas agulhas e cristais. Essas agulhas recebem o nome de ráfides e aí que entra o problema. A toxina do vegetal fica guardada nos cristais e quando é ingerida, pode causar inchaço, irritação e dor na lingua. Em casos mais sérios, as pessoas podem perder temporariamente a fala, devido a inflamação que ela causa nas vias áreas da garganta.

Comentários
Carregando...