Aconchegar-se na nossa cama aconchegante depois de um longo dia é algo que todos apreciamos, mas muitas vezes esquecemos da higiene de nossas fronhas.
Segundo uma pesquisa do Mattress Advisor, homens e mulheres americanos levam em média 29 e 20,4 dias, respectivamente, para trocar suas fronhas. São impressionantes 24,6 dias em média!
Considerando que passamos entre 49 a 60 horas (ou mais) por semana abraçados às nossas fronhas, é fundamental trocá-las com mais frequência. Veja por quê.
Os perigos do uso prolongado da fronha
Quando estamos aconchegados na cama, transferimos todos os tipos de impurezas do nosso rosto, corpo e cabeça para nossas fronhas, como suor, óleos corporais e células mortas da pele. Isso pode levar a uma série de problemas, incluindo erupções cutâneas, acne e piora nos sintomas de alergia ou asma.
Ácaros microscópicos (além de suas fezes e minúsculos cadáveres) adoram chamar nossas fronhas de lar. Eles se multiplicam rapidamente, e não lidar com eles pode causar reações alérgicas, problemas de pele, erupções cutâneas e até ataques de asma. Além disso, quem quer dormir com o rosto cheio de fezes de ácaros?
Quando trocar a fronha?
A National Sleep Foundation recomenda trocar sua fronha (e lençóis) pelo menos uma vez por semana. Isso ajuda a manter os ácaros longe e evita o acúmulo excessivo de outros subprodutos corporais. Se você sua muito durante o sono, tem alergias graves ou divide a cama com animais de estimação peludos, considere trocar sua fronha a cada três ou quatro dias.
Como você lava sua fronha é tão importante quanto a frequência com que o faz. Siga as instruções de lavagem que acompanham seus lençóis para obter os melhores resultados. Se possível, lave sua fronha em água quente que atinja pelo menos 49 graus Celsius – mas somente se o tipo de tecido puder suportar isso.
Quem tem pele sensível ou alergias deve optar por um detergente suave e sem perfume para evitar reações indesejadas. Por fim, pendure sua fronha para secar ou seque-a na secadora em baixa temperatura.
Em conclusão, trocar sua fronha com mais frequência é fundamental para manter uma boa higiene e prevenir problemas de pele e crises alérgicas. Seguindo o conselho dos especialistas de trocar sua fronha pelo menos uma vez por semana, você estará no caminho certo para uma noite de sono mais limpa, confortável e saudável. Boas noites de sono!