Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

Cingapura divulga plano para construir casas com impressoras 3D

As autoridades de Cingapura anunciaram planos para fornecer casas impressas em 3D, e agora estão analisando a viabilidade e os meios para fazer isto.

Se a proposta for aprovada, partes das casas serão impressas de forma independente, e em seguida, montadas nos locais, como com peças de Lego. O objetivo é construir casas para a população idosa do país sem depender da mão de obra estrangeira, embora a tecnologia de concreto impresso ainda esteja em fase de desenvolvimento.

O processo de impressão 3D é o mesmo, mas alguns materiais são mais maleáveis que os outros. Uma empresa chinesa já testou um agregado de concreto para construir casas, enquanto um projeto italiano tenta montar casas com barro.

Já em Cingapura, nem toda a casa é impressa em 3D, mas apenas os componentes estruturais. O Centro de Impressão 3D de Cingapura afirma que já construiu com sucesso 3 edifícios usando seus métodos.

 

Uma nova substância à base de concreto e novas impressoras 3D terão de ser desenvolvidos antes destes planos se tornarem realidade. “Na área de habitação, não são grandes desafios. Temos que desenvolver tudo a partir do zero. A indústria da construção é tipicamente conservadora”, disse Chua Chee Kai, do Centro de Impressão 3D.

Representantes do Centro afirmam que a primeira casa impressa pode ser erguida nos próximos 3 anos, desde que eles possam verificar adequadamente a sua segurança. Além de casas, o Centro também analisa a possibilidade de usar a mesma tecnologia para fins médicos e militares.

Comentários
Carregando...