Cinco navios e um submarino da Segunda Guerra Mundial desapareceram do fundo do mar

Dois grandes navios de guerra holandeses que afundaram no Mar de Java em 1942 desapareceram. O mesmo aconteceu com um submarino estadunidense e três navios britânicos.

Uma investigação internacional está acontecendo para descobrir como isto aconteceu, mas no momento, o mais provável é que eles tenham sido resgatados como sucata.

“Uma investigação foi lançada para saber o que aconteceu com os destroços assim que o gabinete foi informado”, disse o Ministério da Defesa holandês. “A profanação de um túmulo de guerra é um crime grave.

Em 2017 será o 75º aniversário da Batalha do Mar de Java, que terminou com uma derrota devastadora para os britânicos, holandeses, australianos e estadunidenses; foi um momento de enorme ganho territorial dos japoneses.

Três embarcações holandesas estavam entre os destroços do confronto. Em 2002, mergulhadores amadores encontraram os destroços, e várias expedições profissionais para a região têm os documentado e protegido desde então.

A expedição desse ano utilizou sonar e notou que as impressões dos três naufrágios estavam lá, mas dois dos navios desapareceram completamente. O que sobrou está com uma grande parte arrancada.

O resgate de sucata é uma prática comum na região, graças à sua reputação de cemitério de navios de guerra. Porém, até agora, apenas pequenos navios foram vítimas. Este é um roubo em escala maior do que qualquer outro visto antes.

Crédito de imagem: aquapix/Shutterstock
Crédito de imagem: aquapix/Shutterstock

Também foi revelado que três navios britânicos – também afundados em 1942 pelos japoneses – tiveram o mesmo rumo, juntamente de um submarino estadunidense.

É seguro afirmar que não é uma operação realizada de forma individual ou por amadores, pois massas metálicas gigantescas foram removidos em uma operação de grandiosidade sem precedentes.

Especialistas também afirmam que grandes guindastes teriam sido necessários por muito tempo para fazer isto, e seria improvável que algo deste porte passasse despercebido.

[IFLS]

Comentários
Carregando...