Um crocodilo fêmea em um zoológico na Costa Rica destroçou todos os nossos livros de ciências, dando a si mesma uma barriga de grávida! Ao produzir um filhote que é um quase perfeito espelho genético dela mesma, ela deixou o mundo da ciência completamente perplexo.
O conceito, conhecido como “parto virgem” ou “partenogênese”, não é totalmente desconhecido. Já o vimos em pássaros, peixes e outros répteis, mas nunca em um crocodilo!
Esta mamãe crocodilo super moderna acabou de adicionar um novo toque à história da reprodução no reino animal. E mais, os cientistas especulam que essa pode não ser uma nova manobra – se é um traço herdado, nossos ferozes ancestrais dinossauros também poderiam ter conseguido fazer isso!
Revelações Reprodutivas de Crocodilos (crocodilo grávida)
Essa reviravolta pré-histórica chega até você por cortesia de um crocodilo fêmea americano de 18 anos de idade que mora no Parque Reptilania. Ela pôs o ovo revolucionário em janeiro de 2018. Apesar do embrião ter nascido morto, a façanha dessa crocodilo é nada menos que milagrosa. A melhor parte? Ela tem andado sozinha desde a tenra idade de dois anos!
Quando a equipe científica do parque descobriu sua concepção misteriosa, eles contataram o guru do parto virgem, Dr. Warren Booth. Após analisar o feto, Dr. Booth confirmou que era 99,9% geneticamente idêntico à sua mãe. Isso mesmo, nenhum pai envolvido aqui!
Reação do Dr. Booth a essa surpresa de crocodilo? “Vemos isso em tubarões, pássaros, cobras e lagartos, e é surpreendentemente comum e difundido.” Segundo ele, podemos ter perdido esse fenômeno nos crocodilos simplesmente porque não muitas pessoas os têm estudado com tanta frequência!
Esse achado também abriu especulações fascinantes sobre os dinossauros. Dr. Booth sugere que a partenogênese pode ter sido um mecanismo de sobrevivência de última hora, ativado quando a espécie estava à beira da extinção devido a mudanças ambientais.
A universalidade desse mecanismo em diferentes espécies implica que é um traço antigo herdado ao longo das eras, o que significa que nossos amigos pré-históricos também poderiam ter essa carta na manga!
Então, aí está! Esta mamãe crocodilo grávida solitária não só causou um grande alvoroço nos círculos científicos como também agitou as águas turvas do nosso entendimento da reprodução no reino animal. Quem diria que a estrada para o aprendizado poderia tomar desvios reptilianos tão emocionantes?