Início » Variedades » Cientistas investigam suposta “múmia de sereia” de 300 anos que teria sido capturada em 1700

Cientistas investigam suposta “múmia de sereia” de 300 anos que teria sido capturada em 1700

Lucas R.

Publicado em

Cientistas investigam suposta "múmia de sereia" de 300 anos que teria sido capturada em 1700
Descubra a intrigante história da múmia sereia do Japão, venerada por séculos e agora examinada cientificamente. Será mito ou realidade?

Sereias sempre capturaram a imaginação humana. De contos de marinheiros a contos de fadas, esses seres míticos deixaram uma marca indelével em nossa consciência coletiva. Mas você sabia que existe um conto de sereia no Japão que perdura há séculos? Esta não é a típica história de livros. Gira em torno do que os locais acreditam ser uma múmia de sereia.

Entre 1736 e 1741, na costa do que hoje conhecemos como Prefeitura de Kochi no Japão, pescadores fizeram uma captura incomum em suas redes. Não era qualquer peixe ou criatura marinha comum. Era o que parecia ser uma “múmia de sereia”. Você pode imaginar uma linda criatura como as das lendas, mas a realidade era um pouco diferente. Imagine uma criatura que parece ser parte peixe e parte macaco.

Agora, aqui é onde fica ainda mais intrigante. Desde essa captura, esta “sereia” encontrou um lar no templo Enjuin em Asakuchi. E não é apenas uma exibição curiosa. Os locais realmente a veneram. De fato, em tempos recentes, durante a pandemia de coronavírus, o chefe sacerdote expressou que muitos veneravam a múmia, esperando que pudesse trazer algum alívio dos apertos da pandemia. Suas palavras ao noticiário japonês Asahi refletiam uma crença e reverência sinceras, “Nós a veneramos, esperando que pudesse ajudar a aliviar a pandemia de coronavírus, mesmo que apenas um pouco.”

No entanto, como acontece com a maioria das coisas que parecem misteriosas ou sobrenaturais, sempre há uma parte da sociedade que se aproxima com ceticismo. Alguns argumentam que a “sereia” não é nada mais do que um macaco costurado a um peixe. A pergunta que sempre persistiu foi: “É uma criatura real ou apenas uma farsa elaborada?”

Bem, parece que finalmente podemos estar chegando mais perto de uma resposta. Pela primeira vez, essa múmia de sereia estará sob o foco da ciência. Uma equipe da Universidade de Ciência e Artes de Kurashiki está liderando essa exploração. Eles transferiram temporariamente a sereia de seu abrigo espiritual no templo para escaneá-la usando um tomógrafo. Além disso, eles não vão parar apenas nas imagens. Amostras de DNA serão coletadas e estudadas para determinar quais animais podem ter sido combinados para criar esta entidade, caso realmente tenha sido feita pelo homem.

A história de “sereias” sendo examinadas cientificamente não é nova. No passado, uma “sereia” semelhante acabou sendo apenas um peixe preso a fios e madeira, completado com cabelo humano. Uma criação engenhosa, ainda que assustadora, não acha?

https://www.youaatube.com/watch?v=SzJGdWeyE5Q

Falando em farsas, não podemos ignorar o conto da “Sereia Fiji”. Essa criatura se tornou amplamente conhecida devido às táticas promocionais de P. T. Barnum. Ele atraiu o público com desenhos de sereias deslumbrantes – a imagem tradicional de uma mulher linda fundida com um peixe. No entanto, a exibição real estava longe desta representação. Imagine a surpresa (e possivelmente o horror) ao verem um macaco costurado a um peixe!

Acredita-se que um pescador japonês tenha criado a Sereia Fiji. Segundo a história, ele não apenas criou essa quimera. Ele adicionou um twist. Ele afirmou que essa criatura fez uma profecia sobre os habitantes da ilha se tornando estéreis. Mas, não temam, por uma pequena taxa, você poderia ter uma foto da sereia, que aparentemente era a cura. Que estratégia de marketing!

Quanto à nossa múmia de sereia japonesa, os resultados sairão ainda este ano. Hiroshi Kinoshita da Sociedade Folclórica de Okayama, que iniciou esta pesquisa, já se deparou com outra “sereia”. Spoiler: era um macaco costurado a um salmão.

Então, sereias reais existem? Ainda não temos certeza. Mas uma coisa é certa: a mistura de mistério, folclore e ciência mantém os contos de sereias vivos e nadando em nossas conversas. Fique ligado, pois a múmia sereia pode ter ainda mais segredos a revelar.

Photo of author
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.