Cientistas fotografam estranha formação parecida com uma porta no solo de Marte

Uma das imagens mais recentes transmitidas pelo rover Curiosity em Marte revelou algo muito curioso em meio às rochas do Planeta Vermelho: Algo que parece ser uma porta perfeitamente esculpida na paisagem marciana.

A “porta” é tão assustadoramente convincente que nós somos quase tentados a acreditar que ela pode levar a um pequeno refúgio para os marcianos, ou talvez para um portal que leve a outra dimensão. Para dizer o mínimo, a imagem capturada parece ser suficiente para inspirar filmes de ficção científica.

Formação parecida com uma porta, fotografada em Marte. | NASA/JPL-Caltech/MSSS

Entretanto, as mentes mais sensatas e com os pés no chão apontam que isso provavelmente é uma fratura de cisalhamento: o resultado de algum tipo de tensão na rocha, talvez com a ajuda de um ou dois terremotos.

De fato, o maior tremor registrado no Planeta Vermelho até agora aconteceu em 4 de maio deste ano, e os cientistas ainda estão trabalhando para identificar exatamente onde ele ocorreu e o que pode ter causado este fenômeno.

Além disso, embora a formação rochosa semelhante a uma porta possa parecer em tamanho real na nossa imaginação, é possível que a cavidade tenha apenas alguns centímetros de altura na vida real, embora seja difícil ter certeza disso olhando para a imagem.

A imagem foi tirada em uma área geológica conhecida como Greenheugh Pediment, por meio da Camera Mast, a bordo do Curiosity, em 7 de maio de 2022.

Nos anos em que tivemos acesso a imagens de Marte feitas por sondas e orbitadores, fomos brindados com algumas fotos realmente estranhas e maravilhosas do Planeta Vermelho: Crateras cheias de gelo, estranhas formações rochosas, cavidades bizarras no meio das montanhas, entre várias outras coisas.

Em termos de descobertas assustadoras no espaço que parecem se assemelhar a estruturas ‘alienígenas’, é importante que não nos deixemos levar pelo que as imagens granuladas podem sugerir. Talvez você se lembre do estranho objeto em forma de cubo visto na Lua pelo rover chinês Yutu 2 no ano passado.

Após uma investigação mais aprofundada, verificou-se que a “cabana alienígena” era na verdade uma rocha – com truques de luz e perspectiva dando-lhe sua forma cubóide.

Da mesma forma, suspeitamos que essa porta misteriosa acabará tendo uma explicação muito mais comum do que você pode desejar. De qualquer forma, é sempre muito divertido especular sobre essas descobertas, não é mesmo?


Com informações do ScienceAlert.

você pode gostar também
buy metformin metformin online