Cientistas encontram uma lula que parece um leitão (vídeo)

Uma adorável lula foi flagrada nas profundezas do Oceano Pacífico – uma lula translúcida em forma de porco. O animal estava nadando a 1385 metros de profundidade ao redor do atol de Palmyra, e com sua aparência peculiar atraiu a atenção dos pesquisadores da Ocean Exploration Trust que estavam explorando as profundezas do mar com um rover controlado por rádio.

A lula leitão, cujo nome científico é Helicocranchia pfefferi, leva o nome por causa de sua aparência incomum. É mais “inchada” do que uma lula comum e tem um focinho que se assemelha ao de um porco.

“As lulas, como os outros cefalópodes, movem-se usando uma estrutura chamada sifão para puxar e empurrar a água ao redor como uma bomba a jato”, explicam os pesquisadores da Ocean Exploration Trust, que realizaram uma expedição de vários meses a bordo do navio de laboratório Nautilus ao longo da costa oeste dos Estados Unidos e, pela primeira vez, dentro do Pacífico central, entre Samoa e as Ilhas Territoriais dos EUA.

O tamanho médio de uma lula leitão adulta é de cerca de 10 centímetros, assim como o que se vê. Seu corpo é um grande funil com pequenas barbatanas e um tentáculo acima dos olhos. “Elas são capazes de boiar graças a uma câmara interna cheia de amônia, e essas lulas extraordinárias são frequentemente observadas com seus tentáculos dilatados acima de sua cabeça, como se estivessem reunidos em um penteado selvagem”.

O curioso animal tem um comportamento reprodutivo no qual tanto machos quanto fêmeas morrem após a desova. Quando os ovos se desenvolvem, se tornam larvas que ficam próximas à superfície do oceano, em uma altitude de no máximo 200 metros. Depois, conforme ficam mais maduros, os filhotes descem para as profundezas da zona mesopelágica, que vai até os mil metros de profundidade.

Um olhar incomum e adorável, para uma espécie de lula ainda mais rara.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.