Uma espécie de vaso de bronze com o formato de um cisne foi descoberto na China e, de acordo com os arqueólogos responsáveis pelo achado, há cerca de 3 litros de um líquido misterioso dentro dele.

A descoberta foi anunciada no dia 21 de maio, quando os pesquisadores do Instituto de Arqueologia Sanmenxia, na província de Henan, na China Central, haviam encontrado um túmulo intacto na região.
Posteriormente o vaso se revelou dentro da tumba, junto com outros artefatos funerários.

Especialistas de diversas partes da China se dirigiram ao local para ver do que se tratava o líquido acastanhado que estava ali dentro e, embora o público em geral especule que seja uma espécie de álcool, o pesquisador Yan Fei – responsável por convidar os outros especialistas – relata que o conteúdo do vaso ainda está em análise.

Segundo Yan, o vaso de bronze com formato de um cisne é um achado raro “É a primeira vez que encontramos um item como esse, nessa área, o que revela a habilidade das civilizações primitivas chinesas na criação de peças de bronze”.

A tumba onde foi desenterrada data do período caótico e devastado pelas guerras que se sucederam: entre o final da dinastia Qin (221 a 207 a.C.) e a dinastia Han inicial (206 a.C. a 220 d.C.).


Acredita-se que a tumba em si pertencia a algum funcionário de baixa classe social, dada as circunstâncias e tipo de materiais encontrados em seu interior.

Apesar o achado ser muito importante para a arqueologia, a tumba não foi encontrada por uma expedição prévia: ela foi achada por acaso por trabalhadores que realizavam um trabalho de desenvolvimento urbano na área.