Se você já reclamou que seu nariz é grande, agora pode culpar seus parentes distantes, que passaram seu DNA para nós, humanos modernos. Tudo começou há cerca de 15 anos, quando o genoma Neandertal foi sequenciado. Pesquisadores descobriram que nossos ancestrais cruzaram com Neandertais, deixando-nos com pedaços de sua composição genética.
O Dr. Kaustubh Adhikari, um dos cérebros por trás do estudo, explicou que parte do DNA herdado afeta o formato dos nossos rostos – e esses narizes grandes podem ter sido úteis aos nossos ancestrais, sobrevivendo através das gerações.
Mas como sabemos que os Neandertais tinham narizes maiores do que nós? Bem, uma rápida comparação de crânios deixa isso muito claro. A distância entre o nasion (onde o nariz encontra a sobrancelha) e o filtro é muito maior em nossos parentes extintos.
Para desvendar os segredos de nossos genes e a altura nasal, os cientistas examinaram o DNA de mais de 6.000 pessoas da América Latina. Eles cruzaram informações genéticas com imagens dos rostos dos participantes e encontraram 33 regiões do genoma relacionadas ao formato do rosto. Análises adicionais dessas regiões mostraram conexões com Europa, África e Ásia.
O foco recaiu sobre uma região genética chamada 1q32.3, que tem origem Neandertal e está relacionada ao aumento da altura nasal. Um gene, em particular, o gene Fator de Transcrição Ativador 3 (ATF3), evoluiu devido à seleção natural. Isso significa que Neandertais com narizes mais compridos tinham maior probabilidade de transmitir seu DNA.
O Dr. Qing Li, outro autor do estudo, esclareceu essa peculiaridade evolutiva. O formato dos nossos narizes nos ajuda a regular a temperatura e umidade do ar que respiramos, então diferentes formatos de nariz podem ser mais adequados para os diferentes climas em que nossos ancestrais viveram.
O gene ATF3 pode ter sido herdado dos Neandertais para ajudar os humanos a se adaptarem a climas mais frios à medida que saíram da África.
Então, da próxima vez que você se sentir mal pelo seu nariz grande, lembre-se de que seus antigos parentes sobreviveram graças a esses narigões. Abrace sua linhagem Neandertal e aprecie a jornada evolutiva que levou ao rosto que você vê no espelho hoje.
Se você está curioso para saber mais sobre essa pesquisa fascinante, confira o estudo publicado no periódico Communications Biology. Quem sabe, você pode até encontrar uma nova apreciação pelo seu magnífico nariz grande!