Cientistas descobrem o planeta rochoso mais próximo do sistema solar

Os astrônomos descobriram um exoplaneta rochoso que se encontra a apenas 21 anos-luz da Terra – mais perto do que qualquer outro mundo alienígena rochoso confirmado.

O planeta, chamado HD 219134b, é cerca de 4,5 vezes mais massivo que a Terra, pertencente a uma classe de planetas conhecida como “super Terras”, relata um novo estudo. HD 219134b encontra-se muito perto da sua estrela, completando uma órbita a cada 3 dias, de modo que a sua superfície é quente demais para abrigar vida como a conhecemos, disseram os pesquisadores.

E HD 219134b não está sozinho. Astrônomos encontraram três outros planetas no sistema. Um deles é, pelo menos, 2,7 vezes mais massivo que a Terra e orbita a estrela a cada 6,8 dias. O outro é um mundo como Netuno  9 vezes mais massivo que a Terra e com uma órbita de 47 dias; o terceiro planeta é 62 vezes mais massivo que a Terra e leva 1.190 dias para completar uma volta em torno da estrela hospedeira.

A estrela hospedeira é uma laranja “tipo K”, ligeiramente mais fria e menor do que o sol. E é visível a olho nu sob céus escuros, na constelação Cassiopeia.

“A maioria dos planetas alienígenas conhecidos estão a centenas de anos-luz de distância. Este é praticamente um vizinho”, disse o co-autor Lars Buchhave, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, em um comunicado.

Como foi feita a descoberta?

Os astrônomos descobriram HD 219134 através do instrumento HARPS, do Telescópio Nazionale Galileo, nas Ilhas Canárias, na Espanha. O instrumento detecta planetas pelo método de “velocidade radial” – basicamente à procura de pequenas oscilações no movimento de uma estrela causadas pela força gravitacional dos planetas que a orbitam.

Medições de velocidade radial permitem que os pesquisadores determinem a massa de um planeta. Observações adicionais feitas pelo Telescópio Espacial Spitzer, da NASA, confirmaram que HD 219134b transita sua estrela a partir da perspectiva da Terra. Medir o quanto a estrela hospedeira esmaece durante um trânsito permitiu aos astrônomos calcular o tamanho do planeta.

Com o tamanho e a massa conhecida, os pesquisadores calcularam que HD 219134b tem uma densidade de cerca de 6 gramas por centímetro cúbico, tornando-se um mundo rochoso.

O planeta recém-descoberto é também o mundo alienígena rochoso conhecido mais próximo – muito mais perto do que os muitos planetas descobertos pelo telescópio espacial Kepler, da NASA”.

Os membros da equipe que descobriu o planeta disseram que a descoberta de HD 219134b o fará um grande alvo para o Telescópio Espacial James Webb, da NASA, que está programado para lançamento em 2018.

Enquanto HD 219134b é o planeta rochoso mais próximo, há outro, cuja composição é desconhecida, orbitando uma estrela a apenas 14,8 anos-luz de distância. [Space]

Comentários
Carregando...