Cientistas bombearam cimento em formigueiro e descobriram uma megacidade

por Lucas Rabello
1 comentário 136 visualizações

Cientistas recentemente se depararam com uma mega-cidade de formigas que faria até os criadores de “Vida de Inseto” sentirem inveja.

Um grupo de pesquisadores decidiu bombear 10 toneladas de concreto em um formigueiro abandonado durante três dias. Por quê, você pergunta? Para criar um molde da misteriosa estrutura subterrânea. O que eles descobriram superou suas expectativas mais selvagens.

Essa metrópole de formigas tinha 50 metros quadrados e chegava a uma profundidade de 8 metros no subsolo. Era um labirinto de túneis interconectados e câmaras, cada uma com um propósito único. Havia até ruas laterais para formigas que preferiam evitar as vias principais.

Mas aqui está o mais impressionante: isso não foi ideia de um único arquiteto formiga. Não, essa cidade intricada foi o resultado do esforço coletivo de toda a colônia de formigas. Imagine milhares de pequenos trabalhadores, cada um contribuindo para o grande projeto, labutando no escuro para criar sua extensa casa subterrânea.

Agora, vamos falar sobre a força por trás dessa operação. Encher o formigueiro levou 10 toneladas de concreto, mas as formigas já haviam movido impressionantes 40 toneladas de terra para criar sua mega-cidade. Como? Esses pequenos insetos são ridiculamente fortes. Uma formiga pode carregar entre 10 e 50 vezes seu próprio peso, e suas articulações do pescoço podem suportar pressões de até 5.000 vezes o peso do seu corpo. Isso é como um humano levantando um caminhão totalmente carregado!

Com um exército de construção tão grande, não é de se admirar que as formigas conseguiram construir essa cidade impressionante. Mas por que elas a abandonariam? Acontece que as formigas têm boas razões para abandonar suas casas cuidadosamente construídas. Predadores são uma ameaça constante, com outras formigas ou criaturas ansiosas para invadir seus ninhos e devorar suas larvas. E tem o clima. Inundações podem transformar uma casa aconchegante de formigas em uma armadilha mortal, forçando a colônia a encontrar um local mais seguro.

A interferência humana é outro grande problema. Quando as pessoas mexem nos formigueiros, isso envia um sinal para a colônia de que seu local não é mais seguro. Então, as formigas fazem o que sabem fazer melhor: se adaptam. Elas se mudam para um novo local, prontas para começar o processo de construção novamente.

A descoberta dessa mega-cidade de formigas abandonada nos dá um vislumbre do incrível mundo sob nossos pés. Esses pequenos insetos, muitas vezes negligenciados e subestimados, são capazes de feitos que colocariam muitos engenheiros humanos no chinelo. Da próxima vez que você vir um formigueiro, lembre-se de que pode haver uma cidade inteira movimentada logo abaixo da superfície, construída por algumas das criaturas mais industriosas do planeta.

Inscreva-se no canal Mistérios do Mundo no YouTube

1 comentário

Valéria Marques 8 de junho de 2024 - 12:26

Quando me perguntam que bicho gostaria de ser, respondo saúva. Essa admiração começou depois que, entre os intervalos das aulas do CEFET décadas atrás, vi uma delas desmanchar sozinha uma folha grande em poucos minutos. Foi lindo. Uma lição de empenho memorável.

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados