De acordo com informações do site de meteorologia MetSul, a fumaça vinda de queimadas na Floresta Amazônica está sendo trazida pelo vento desde a manhã de hoje (19) na direção da região Sudeste do país. Várias cidades localizadas entre o sul do Amazonas e o litoral de São Paulo e Paraná viram escurecer muito, além de uma tonalidade incomum.
Cidades como Londrina e Maringá, no Paraná, e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul ficaram sob uma camada de fumaça que “anoiteceu”. O efeito foi agravado graças a chegada de uma frente fria que pairou sobre o Sudeste.
A capital paulista também observou um escurecimento mais cedo que o normal no meio da tarde, além de uma coloração amarelada em vários pontos de São Paulo.
🔥💨 A projeção é que a pluma de fumaça atue hoje no fim do dia e durante a terça-feira com mais força no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e estado de São Paulo. pic.twitter.com/zo4AHOsRku
— MetSul Meteorologia (@metsul) August 19, 2019
A fumaça proveniente das queimadas amazônicas foi registrada pelo Copernicus, o programa de observação terrestre por meio de satélites mantido pela União Europeia.
Nessas publicações do Twitter, moradores de São Paulo relataram como a tarde virou “noite”.
Pontualmente 4h da noite em SP pic.twitter.com/07ZJdUeOM6
— Gianvitor Dias 😼 (@Gianvitor) August 19, 2019
Eu tô muito chocada com esse céu e esse tempo em São Paulo. Tá tudo preto às 3 da tarde, uma cara de céu de tempestade mas não chove, só cai um sereninho. pic.twitter.com/eXiu4OP4Lr
— Mariazinha Del Rey Swift Welch (@maconfort) August 19, 2019
Gente, o céu tá preto!!!
São Paulo, Zona Sul (15:44)#medo pic.twitter.com/gOYjOO8HJ1— Moi Moreno ⭐️ (@moisselle) August 19, 2019
https://twitter.com/arinoert/status/1163538780009246720
Sua cidade também ficou às escuras? Conte nos comentários!