Um site internacional de turismo compilou uma lista das 20 cidades mais feias do mundo, e a metrópole brasileira de São Paulo estava no corte, ficando em quinto lugar.
O portal 4 Travel Advice Lovers citou questões como pobreza, violência, poluição e congestionamento do trânsito como motivos para a inclusão da cidade na lista. São Paulo ficou à frente de outras cidades como Detroit, Houston, Caracas e Cidade da Guatemala, mas atrás de Calcutá, Jacarta, Kangbashi e Tijuana, que foi classificada como a cidade mais feia do mundo pelo site.
Segundo a 4 Travel Advice Lovers, São Paulo é superlotada e sofre com engarrafamentos diários. Sua paisagem é dominada por arranha-céus, que contrastam fortemente com as periferias da cidade, que abrigam inúmeras favelas. O site também descreveu a cidade como sujeita a inundações e apagões, e notou a presença de muitas favelas nos subúrbios.
Esta não é a primeira vez que São Paulo entra na lista das cidades feias. Em 2017, o UCityGuides classificou a cidade como a nona mais feia do mundo. O site descreveu São Paulo como uma “grande selva de pedras feias”, lembrando que a natureza parecia ter concentrado todos os seus esforços no Rio de Janeiro, ignorando as outras grandes metrópoles brasileiras. Apesar de sua aparência nada atraente, São Paulo é conhecida por suas opções gastronômicas e de compras – as melhores opções do país, segundo o site.
A cidade que encabeçou a lista, Tijuana, foi descrita como um lugar extremamente feio urbanisticamente e invadida pelo tráfico de drogas. Localizada na fronteira com os Estados Unidos, Tijuana é conhecida por seus altos índices de violência. Em 2018, a revista Exame nomeou Tijuana como a cidade mais violenta do mundo, à frente de Acapulco e Caracas.