Chuva de meteoros perseidas será observável nessa madrugada e promete ser um grande espetáculo

Se você estava esperando uma ocasião especial para vislumbrar o céu, a sua chance chegou: uma magnífica chuva de meteoros perseidas será visível a partir dessa madrugada em diversos cantos da Terra.

Os meteoros estão vindo de encontro com o nosso planeta e, com o atrito em nossa atmosfera provocando a desintegração em pequenas partículas, há um magnífico efeito luminoso que faz do céu um verdadeiro palco para esse grande espetáculo.

O professor de astronomia da USP, Roberto Costa, faz o alerta para quem está preocupado com o evento: “As chuvas de meteoros são um fenômeno muito comum e não representam um problema para a humanidade, muito pelo contrário. Os meteoros seriam capazes de dividir a Terra caso tivessem grandes diâmetros, o que não é o caso.”

Estima-se que o fenômeno ocorra entre as 3 e 6 horas da manhã, no horário de Brasília e em torno das 7 – 10 horas no horário de Portugal – para nossos leitores em território europeu.

Segundo o professor, a chuva acontecerá pelo fato da Terra estar passando pela trajetória do cometa Swift – Tuttle, que completa a cada 136 anos uma volta em torno do sol. Todos os anos que a Terra passa por essa região, as partículas deixadas por esse cometa atingem a terra e faz com que a chuva ocorra todos os anos, segundo o  astrônomo Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (UFScar).

Quanto a visibilidade, os astrônomos dizem que o evento será visível em todos os cantos do Brasil, porém devido às condições climáticas de cada região, a visibilidade pode ficar comprometida.

Já para o território europeu a notícia é boa: como a Constelação de Perseus fica localizada no hemisfério norte, sendo por isso que a chuva de meteoros de onde é originária recebe o nome de perseida, a visibilidade será excelente – portanto, prepare-se para o grande evento! [Estadão]

Veja também: Mais do autor

Comentários

Carregando...