O comediante Chris Rock está testando novos materiais para seu próximo especial da Netflix, Selective Outrage, que inclui piadas sobre o infame incidente do tapa no Oscar que ocorreu um ano atrás.
No Oscar de 2022, Rock, que estava apresentando, fez uma piada sobre a careca de Jada Pinkett Smith, o que levou seu marido, o ator Will Smith, a subir no palco e dar um tapa na cara dele.
Em sua rotina de stand-up, Rock reconhece o incidente, afirmando que torceu por Will Smith toda a sua vida, mas depois fez uma piada sobre o último filme de Smith, Emancipation, onde ele interpreta um escravo que é chicoteado, escapa do cativeiro e vai lutar com o exército de Abraham Lincoln durante a Guerra Civil Americana.
A piada gerou polêmica, com algumas pessoas acusando Rock de ser insensível e tirar sarro das pessoas que eram escravizadas. Outros argumentam que desde que Rock foi agredido, ele tem o direito de abordar o incidente em sua rotina de comédia. O caso em si dividiu opiniões, com algumas pessoas apoiando as ações de Smith e outras criticando-o por seu comportamento.
As piadas de Rock sobre o caso levantam questões sobre a adequação de fazer piadas sobre questões sérias. Embora a comédia seja frequentemente usada como uma forma de abordar tópicos difíceis e chamar a atenção para questões sociais, ela também pode ser usada para banalizá-los ou descartá-los.
https://www.youaatube.com/watch?v=lRwA1s8fj0o
No caso do incidente do tapa no Oscar, algumas pessoas viram as piadas de Rock como uma brincadeira com a violência doméstica ou como uma forma de zombar da raiva de Smith. Outros viram como uma forma de dissipar a tensão e trazer humor a uma situação difícil.