Imagine você saindo para comer, apenas para encontrar um cartaz de “Veganos Proibidos” na porta. Sim, você leu certo. Numa manobra ousada que tem causado bastante rebuliço, um renomado restaurante australiano viralizou quando seu chef proibiu veganos de entrarem.
Todos nós conhecemos a luta real de encontrar uma refeição vegana satisfatória em restaurantes, já que a maioria dos estabelecimentos não está equipada com muitas opções veganas. Mas um estabelecimento em particular levou isso a outro nível.
Por que esse chef proibiu veganos de entrar em seu restaurante
Conheça John Mountain, o dono e chef principal do Fyre, um restaurante de alto perfil na Austrália. Após uma briga pública com um cliente, ele proibiu todos os veganos de entrarem em seu estabelecimento. A saga, que ocupou as páginas do jornal The West Australian, começou com uma avaliação online.
Imagine só: Uma cliente vegana, desiludida com as escassas opções à base de plantas, recorreu às redes sociais para desabafar sua insatisfação. Ela criticou o solitário prato de vegetais – sua única opção vegana, que custou-lhe consideráveis 32 dólares australianos, e não foi bem a refeição saciante que ela esperava.

De acordo com a avaliação, ela disse: “Não ter refeições veganas mostra suas limitações como chef. Se você não se adaptar aos tempos, não tenho fé que seu local será o que fará isso”.
Picado pela avaliação, John Mountain revidou anunciando publicamente a proibição aos veganos. “Infelizmente, todos os veganos agora estão proibidos no Fyre (por razões de saúde mental)”, ele escreveu na página do Facebook do Fyre. Sua justificativa? O trabalho de um chef, ele argumentou, é fazer a comida ter o melhor sabor possível, e é impossível atender a todos os caprichos dietéticos.
Mountain até se envolveu numa troca de farpas online com a vegana insatisfeita, proclamando, “Veganos são minoria na área. Não vamos mais servi-los… Você e todos os seus colegas veganos podem ir e desfrutar de seus pratos em outro lugar. Vocês estão proibidos.”
Repercussão positiva
Mas, deixando de lado as proibições e os ataques de raiva, aqui vai a parte engraçada: Embora as ações do chef tenham causado uma tempestade nas redes sociais e trazido alguma reputação negativa, também atraiu uma nova clientela. As pessoas começaram a fazer reservas, curiosas para ver o restaurante que se manteve firme. Então, parece que a proibição do chef John Mountain, por mais controversa que fosse, acabou sendo um verdadeiro golpe de marketing!
Fique ligado para mais atualizações do mundo da gastronomia, onde, pelo visto, vale tudo!