Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

Cérebro: anatomia e fatos incríveis

O cérebro humano é o centro de comando para o sistema nervoso. Ele recebe a contribuição dos órgãos sensoriais e envia sinais para os músculos. O cérebro humano tem a mesma estrutura básica que outros cérebros de mamíferos, mas é maior em relação ao tamanho do corpo.

Fatos sobre o cérebro humano

  • O cérebro humano é o maior de todos os vertebrados em relação ao tamanho do corpo
  • Ele pesa cerca de 1,5 kg
  • O cérebro constitui cerca de 2% do peso do corpo de um ser humano
  • O encéfalo tem até 85% do peso do cérebro
  • Ele contém cerca de 86 bilhões de células nervosas (neurônios), a “massa cinzenta”
  • Ele contém bilhões de fibras nervosas (axônios e dendritos), a “matéria branca”
  • Esses neurônios são conectados por trilhões de conexões, ou sinapses

Anatomia do cérebro humano

A maior parte do cérebro humano é o encéfalo, onde é dividido em dois hemisférios. Embaixo está o tronco cerebral, que fica por trás do cerebelo. A camada mais externa do cérebro é o córtex cerebral, que consiste de quatro lobos: o frontal, parietal, o temporal e occipital.

Como todos os cérebros de vertebrados, o cérebro humano se desenvolve a partir de três seções conhecidas como parte frontal, mesencéfalo e rombencéfalo. Cada um deles contém cavidades cheias de líquido chamadas ventrículos. O prosencéfalo se desenvolve no cérebro e estruturas subjacentes; o mesencéfalo se torna parte do tronco cerebral; e o rombencéfalo dá origem a regiões do tronco cerebral e cerebelo.

O córtex cerebral é muito ampliado em cérebros humanos, e é considerado a sede do pensamento complexo. O processamento visual acontece no lobo occipital, perto da parte posterior do crânio. O lobo temporal processa o som e a linguagem, e inclui o hipocampo e a amígdala, que desempenham um papel na memória e emoção, respectivamente. O lobo parietal integra contributos de diferentes sentidos e é importante para a orientação espacial e navegação.

O tronco cerebral se conecta à medula espinhal e é composto pelos bulbo, ponte e mesencéfalo. As funções primárias do tronco cerebral incluem: a transmissão de informação entre o cérebro e o resto do corpo; fornecimento de alguns dos nervos cranianos no rosto e na cabeça; e realização de funções críticas no controle do coração, respiração e consciência.

Entre o cérebro e o tronco cerebral estão o tálamo e o hipotálamo. O tálamo retransmite sinais sensoriais e motoros para o córtex e está envolvido na regulação da consciência, sono e vigília. O hipotálamo liga o sistema nervoso ao sistema endócrino – onde são produzidos os hormônios – através da glândula pituitária.

O cerebelo se encontra abaixo do cérebro e tem funções importantes no controle motor. Ele desempenha um papel importante na coordenação e equilíbrio, e também pode ter algumas funções cognitivas.

Os seres humanos contra outros animais

As principais diferenças entre os cérebros humanos e os de animais é o seu tamanho, disse Eric Holland, um neurocirurgião e biólogo da Universidade de Washington, em Seattle, EUA. Os seres humanos também têm mais neurônios por unidade de volume do que outros animais.

Os seres humanos também têm os maiores lobos frontais que qualquer animal, disse Holland. Os lobos frontais são associados a funções de nível superior, tais como auto-controle, planejamento, lógica e pensamento abstrato – basicamente, “as coisas que nos fazem particularmente humanos”, disse ele.

Esquerdo vs direito

O cérebro humano é dividido em dois hemisférios, esquerdo e direito, ligados por um feixe de fibras nervosas chamado corpo caloso. Os hemisférios são fortemente, mas não exclusivamente, simétricos. O lado esquerdo do cérebro controla todos os músculos do lado direito do corpo; e o lado direito do cérebro controla o lado esquerdo. Um hemisfério pode ser ligeiramente dominante.

As noções populares sobre qualidades do “lado esquerdo” e “qualidades do lado direito” são generalizações que não são bem suportadas por evidências. Ainda assim, existem algumas diferenças importantes entre essas áreas. O lado esquerdo do cérebro contém regiões envolvidas na fala e linguagem, e também está associado com cálculos matemáticos e memória, disse Holland. O lado direito do cérebro desempenha um papel no processamento visual e auditivo, habilidades espaciais e habilidade artística – as coisas mais instintivas ou criativas, disse Holland – embora essas funções se envolvam em ambos os hemisférios. “Todo mundo usa as duas metades o tempo todo”, concluiu ele. [LiveScience]

Comentários
Carregando...