Início » Tecnologia » A grande mudança dos cartões de crédito e débito: assim vão funcionar a partir de 2024

A grande mudança dos cartões de crédito e débito: assim vão funcionar a partir de 2024

Lucas R.

Publicado em

cartões de crédito e débito virão sem faixa magnética
Mastercard abandona a faixa magnética e adota sistemas biométricos para maior segurança e comodidade nos cartões de crédito e débito.

O dinheiro em espécie está sendo chutado para o meio-fio, e em seu lugar estão entrando nossos fiéis companheiros: os cartões de crédito e débito. Agora, eles têm um novo truque na manga para te manter seguro dos malfeitores. Isso mesmo, pessoal, a Mastercard está elevando o jogo com uma camada adicional de segurança para evitar que aquelas fraudes e golpes irritantes nos causem dores de cabeça.

O futuro dos cartões de crédito e débito

Então, qual é a grande mudança? Tudo se resume a abandonar o velho e abraçar o novo. Adeus, faixas magnéticas! Sim, você ouviu direito. A Mastercard planeja dizer adeus às faixas magnéticas que foram um marco desde os vibrantes anos 60. A partir de 2024, não veremos mais essas listras pretas no verso dos nossos novos cartões de crédito e débito da Mastercard, segundo o Cronista.

Essa mudança está ocorrendo em nível global, com exceção dos EUA e Canadá. Mas não se preocupem, amigos norte-americanos e canadenses, vocês não estão sendo deixados para trás. Vocês só vão se atualizar em 2027, segundo a própria Mastercard.

VEJA TAMBÉM:
Conheça o primeiro afro-americano a receber um transplante completo de rosto

“É hora de adotar totalmente esses recursos de ponta, que garantem que os consumidores possam pagar de forma simples, rápida e tranquila”, diz Ajay Bhalla, presidente da área de negócios de Cyber & Intelligence da Mastercard. “O que é melhor para os consumidores é o que é melhor para todos no ecossistema.”

A história da faixa magnética

A IBM, no início dos anos 1960, é amplamente creditada com essa tecnologia inovadora que permitiu aos bancos codificar os detalhes do cartão em uma fita magnética presa ao verso dos cartões de crédito e débito. Essa inovação abriu caminho para terminais de pagamento eletrônico e cartões com chip, proporcionando maior segurança e autorização imediata, além de simplificar a aceitação de cartões para empresas de todos os portes.

Apesar dos avanços tecnológicos ao longo dos anos, essa faixa estreita persistiu em bilhões de cartões de pagamento como uma característica constante, mas agora, com tecnologias mais novas e seguras, tendem a desaparecer. De fato, a Mastercard estima que até 2033, não haverá nenhum cartão da empresa com faixa magnética sendo usado em todo o mundo.

VEJA TAMBÉM:
Como saber se seu celular está sendo espionado? 4 sinais para detectá-lo

É um ganha-ganha para todos, realmente. Bem, exceto para os golpistas, claro. Então, prepare-se para uma jornada mais segura e suave com nossos cartões de crédito e débito novos e melhorados.

Photo of author
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.