Carlos II da Espanha foi o último governante Habsburgo da Espanha e o último rei espanhol da Casa de Habsburgo. Ele nasceu em 6 de novembro de 1661 e foi coroado rei aos quatro anos de idade.
Durante os primeiros dez anos de seu reinado, sua mãe governou como regente. Carlos II nasceu em meio a conflitos políticos na Europa, enquanto os Habsburgos tentavam expandir seu poder ao longo do continente. Eles governaram a Holanda, a Bélgica e partes da Alemanha, mas Carlos II era considerado um rei inadequado devido a sua deformidade física e sua falta de inteligência.
Isso foi atribuído ao fato de que a família Habsburgo havia praticado endogamia por 16 gerações, o que levou à degeneração genética e às deformidades físicas de Carlos II. Apesar de suas fraquezas, o rei conseguiu manter a estabilidade política durante seu reinado, mas quando ele morreu, sem deixar herdeiros, a Espanha entrou em uma crise sucessória que desencadeou a Guerra da Sucessão Espanhola.
Tudo em família
Carlos II de Espanha, uma pintura de Juan de Miranda Carreno. Observe a mandíbula proeminente.
Como muitas famílias reais, os Habsburgos eram conhecidos por se casarem com seus próprios parentes de sangue para manter o poder e a riqueza dentro da família. Isso resultou em uma linhagem de parentesco muito próxima, o que aumentou o risco de problemas genéticos e doenças hereditárias.
Um exemplo dessa prática é Carlos II, o último rei da Espanha da dinastia dos Habsburgos. Ele foi o resultado de várias gerações de casamentos entre parentes próximos, o que resultou em uma condição genética conhecida como mandíbula dos Habsburgos, que se caracterizava por uma mandíbula deformada e dentes desalinhados. Além disso, Carlos II tinha uma língua enorme que mal o deixava falar e era analfabeto, pois sua família não se preocupou em lhe dar uma educação adequada.
Casamentos de Carlos II da Espanha
Carlos II teve uma primeira esposa, Maria Luísa de Orleans, que veio de um casamento arranjado. No entanto, parece que ela não tinha nenhum interesse em Carlos, pois o embaixador francês escreveu para a corte espanhola em 1679 dizendo que Maria achava Carlos muito feio e até mesmo assustador, pois parecia doente.
Infelizmente, Carlos II, além de todos os problemas de aparência, sofria de gota, hidropisia e epilepsia, o que também contribuiu para sua aparência e saúde fracas.
Depois que sua primeira esposa, Maria, morreu em 1689 sem deixar um herdeiro para Carlos II, o rei ficou muito deprimido. Diante da necessidade de assegurar a continuidade da dinastia, os ministros e conselheiros de Carlos sugeriram que ele se casasse novamente.
Assim, o rei acabou se casando com a sua segunda esposa, Maria Ana da Áustria, em 1690. Este casamento acabou gerando um herdeiro, o príncipe de Astúrias, que mais tarde se tornaria rei como Felipe V.
Maria Ana
Seu segundo casamento foi com Maria Ana de Neuburgo, e aconteceu poucas semanas depois que sua primeira esposa morreu. Os pais de dela tiveram 23 filhos, então certamente Charles II teria pelo menos um filho com ela, certo?
Errado.
Carlos II da Espanha era impotente e não podia ter filhos. Era parte do legado de endogamia de sua família. Ele provavelmente sofria de dois distúrbios genéticos.
Havia duas condições médicas presentes: uma deficiência de hormônios da hipófise, que causava baixa altura, impotência, infertilidade, fraqueza e problemas digestivos; e acidose tubular renal distal, que se manifestava com sangue na urina, fraqueza muscular e cabeça anormalmente grande em relação ao resto do corpo.
A ironia da situação é que os Habsburgos achavam que sua linha só sobreviveria se eles se casassem apenas com pessoas de sangue real. Esse mesmo pensamento levou a pelo menos dois séculos de endogamia que finalmente falharam em produzir um herdeiro para o trono.
Carlos II da Espanha morreu (misericordiosamente) em 1700 aos 39 anos. Por não ter filhos, sua morte causou uma guerra de 12 anos na Europa, conhecida como Guerra da Sucessão Espanhola. O reinado dos Habsburgos havia acabado.
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.